O Natal é a melhor época para um copywiriter treinar suas habilidades de persuasão! É nessa época que ele precisa usar o seu poder de convencimento para que a sua família desista do amigo secreto, para que o Natal não seja celebrado na sua casa ou para convencer a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz. Mas afinal o que é persuasão?
Neil Patel define persuasão como a ação de convencer ou persuadir. Persuasão é fazer com que o interlocutor absorva o seu “palpite” e siga as instruções oferecidas. Porque de nada adianta escrever uma headline incrível, sem aplicar as técnicas corretas de persuasão na sua copy!
A boa notícia é que existem alguns elementos que tornam uma pessoa mais ou menos persuasiva e que podem ser utilizados também na sua copy! Confira quais são esses elementos e finalmente convença a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz nesse natal:
Ser o queridinho da vovó pode te ajudar!
![Queridinho da vovó usando técnicas de persuasão para convencê-la de algo.](https://sbcopy.com.br/wp-content/uploads/2022/12/1200x675-1-1024x576.jpg)
O primeiro elemento que te torna uma pessoa com maior poder de persuasão é a afinidade ou afeição. Isso mesmo, quanto mais afinidade alguém sente por você, mais fácil será para você convence-la de alguma coisa!
Quer um exemplo?
Se durante a ceia de natal da sua família a sua tia querida te pedir um favor, qual as chances de você fazer o que ela está te pedindo?
Agora troquemos o cenário, se algum desconhecido toca na sua porta e te pede o mesmo favor as chances de você fazer o que ele está te pedindo são bem baixas, não é mesmo?
Se você possui uma imagem correta e amigável, você tem grandes chances de convencer as outras pessoas, portanto se você é o queridinho da vovó as chances de ela te ouvir e não colocar uvas-passas no arroz da ceia de natal são grandes!
Se arrume para ficar na sala
![Meme com imagem das princesas da Disney no natal: Natal é igual BBB você se arruma toda pra ficar na sala](https://sbcopy.com.br/wp-content/uploads/2022/12/natal-e-igual-bbb-a-disney-ironica-voce-se-arruma-1496869-1.png)
O segundo elemento que te torna uma pessoa mais persuasiva é a sua aparência, ou seja, pessoas com aparência mais amigável e bem cuidada têm maior poder de convencimento.
Mas isso não precisa ser uma preocupação! Basta que você tenha uma boa apresentação e vista-se de maneira adequada a situação.
Um cabelo alinhado, barba aparada, unhas bem cuidadas e roupas adequadas são suficientes para passar a imagem de uma aparência bem cuidada!
Esse elemento pode ser transferido para a sua copy tanto em termos de um design bem feito, quanto no momento de escolher quem irá representar a sua marca. Essa pessoa precisa passar uma boa imagem!
Converse com a sua avó sobre a novela que ela ama
Se você quer convencer a sua avó nesse natal, você precisa fazer ela se identificar com você, ou seja, se você demonstrar interesse pelos mesmos assuntos que ela, o seu poder de persuasão aumenta!
A identificação ou semelhança aumenta e muito o poder de persuasão de uma pessoa e é por isso que muitos vendedores iniciam uma conversa antes da venda perguntando sobre o time que você torce, a cidade onde você nasceu, etc.
Quanto mais identificação você sentir por um vendedor, maiores são as chances de ele conseguir te vender algo no final! A mesma coisa é válida para a sua copy, insira elementos que você saiba que o seu público se identificará e as chances de você levar essas pessoas a comprar serão bem maiores.
Mostrar que você entende de culinária pode ser uma técnica de persuasão!
![Meme: Você pode substituir a uva-passa por bacon por exemplo](https://sbcopy.com.br/wp-content/uploads/2022/12/62793909_meme-sobreuva-passa-na-ceia-de-natal-1.jpg)
Ser percebido como competente em algum assunto te torna mais convincente sobre ele. Veja bem, aqui eu disse que você precisa ser percebido como competente e não necessariamente ser competente.
Quanto mais as pessoas assumem que você tem competência em determinado assunto, mais elas tendem a fazer o que você diz. Por isso de nada adianta ser especialista em determinado tema e não demonstrar isso.
Para aumentar a percepção das pessoas de que você é competente em um determinado assunto, você pode utilizar depoimentos, prova social, resultados e até mesmo se aproveitar da companhia de pessoas referências na área.
Portanto, para convencer a sua avó nesse natal use prova social de outros familiares que também não são fãs de passas no arroz, aproveite-se da companhia e opinião daquela tia que também é uma cozinheira de mão-cheia e demonstre algum conhecimento em culinária!
Não seja um neto interesseiro!
A sua avó já está quase convencida de que esse ano talvez seja melhor deixar as passas de lado, mas, se você não tiver esse elemento, tudo pode falhar!
O elemento aqui é o cuidado, no sentido de realmente cuidar e se importar. Nós seres humanos temos a tendência de ser mais persuadido por pessoas que acreditamos que se importam conosco.
O ponto importante aqui é que o cuidado que você tem com a pessoa deve ser verdadeiro. Fingir que se importa para conseguir algo de alguém resultará no efeito contrário!
Portanto, se você não cuidou e se importou com a sua avó, não adianta tentar fingir para conseguir o que quer, pois você será visto como interesseiro e vai acabar criando uma barreira entre você e ela.
Pensando pelo ponto de vista de copy, não adianta mostrar descaso com os seus clientes e fingir que se importa somente no momento da venda! O cuidado deve ser genuíno.
Seja um bom menino
Nesse elemento você basicamente deve fazer o que prometeu. O elemento consistência ou integridade é muito importante, caso você queira ser uma pessoa mais persuasiva.
A consistência e a integridade dizem se uma pessoa é confiável ou não. Então se você prometeu que faria alguma coisa para a sua avó e não cumpriu, a confiança que ela tem por você, com certeza diminuiu e as chances de você convencê-la de algo serão menores.
A piada do pavê ainda funciona!
O último elemento que te torna uma pessoa mais convincente e que fará você finalmente conseguir convencer sua família de que passas no arroz não são uma boa ideia é o carisma!
Pessoas carismáticas tendem a ser mais convincente. Já reparou como as pessoas gostam de estar em volta de alguém engraçado ou divertido?
O carisma vem de uma piadinha sutil ou de uma frase divertida e é por isso que talvez seja uma boa ideia usar a piadinha do pavê com a sua avó!
Na vida real nem sempre conseguimos ser mais carismáticos, principalmente se a nossa personalidade não é essa. A boa notícia é que na copy conseguimos pensar no que será dito e você pode inserir pitadas de carisma, mesmo que você não seja a pessoa mais divertida do mundo!
Conclusão
Esses elementos vão te ajudar a se tornar uma pessoa mais convincente e por isso, devem ser considerados no momento de decidir quem será a cara da sua marca!
Vários desses elementos podem ser inseridos no seu script e com certeza te ajudarão a ser mais persuasivo!
Brincadeiras à parte (rsrs), nós da SBCopy desejamos a você um feliz natal cheio de paz, amor e alegria!