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Utilize técnicas de persuasão para convencer a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz!  

Árvore de natal

O Natal é a melhor época para um copywiriter treinar suas habilidades de persuasão! É nessa época que ele precisa usar o seu poder de convencimento para que a sua família desista do amigo secreto, para que o Natal não seja celebrado na sua casa ou para convencer a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz. Mas afinal o que é persuasão?

A boa notícia é que existem alguns elementos que tornam uma pessoa mais ou menos persuasiva e que podem ser utilizados também na sua copy! Confira quais são esses elementos e finalmente convença a sua avó a não colocar uvas-passas no arroz nesse natal:  

Ser o queridinho da vovó pode te ajudar!  

Queridinho da vovó usando técnicas de persuasão para convencê-la de algo.

O primeiro elemento que te torna uma pessoa com maior poder de persuasão é a afinidade ou afeição. Isso mesmo, quanto mais afinidade alguém sente por você, mais fácil será para você convence-la de alguma coisa!  

Quer um exemplo?  

Se durante a ceia de natal da sua família a sua tia querida te pedir um favor, qual as chances de você fazer o que ela está te pedindo?  

Agora troquemos o cenário, se algum desconhecido toca na sua porta e te pede o mesmo favor as chances de você fazer o que ele está te pedindo são bem baixas, não é mesmo?  

Se você possui uma imagem correta e amigável, você tem grandes chances de convencer as outras pessoas, portanto se você é o queridinho da vovó as chances de ela te ouvir e não colocar uvas-passas no arroz da ceia de natal são grandes!  

Se arrume para ficar na sala  

Meme com imagem das princesas da Disney no natal: Natal é igual BBB  você se arruma toda pra ficar na sala

O segundo elemento que te torna uma pessoa mais persuasiva é a sua aparência, ou seja, pessoas com aparência mais amigável e bem cuidada têm maior poder de convencimento.

Mas isso não precisa ser uma preocupação! Basta que você tenha uma boa apresentação e vista-se de maneira adequada a situação.

Um cabelo alinhado, barba aparada, unhas bem cuidadas e roupas adequadas são suficientes para passar a imagem de uma aparência bem cuidada!  

Esse elemento pode ser transferido para a sua copy tanto em termos de um design bem feito, quanto no momento de escolher quem irá representar a sua marca. Essa pessoa precisa passar uma boa imagem! 

Converse com a sua avó sobre a novela que ela ama  

Se você quer convencer a sua avó nesse natal, você precisa fazer ela se identificar com você, ou seja, se você demonstrar interesse pelos mesmos assuntos que ela, o seu poder de persuasão aumenta!  

A identificação ou semelhança aumenta e muito o poder de persuasão de uma pessoa e é por isso que muitos vendedores iniciam uma conversa antes da venda perguntando sobre o time que você torce, a cidade onde você nasceu, etc.  

Quanto mais identificação você sentir por um vendedor, maiores são as chances de ele conseguir te vender algo no final! A mesma coisa é válida para a sua copy, insira elementos que você saiba que o seu público se identificará e as chances de você levar essas pessoas a comprar serão bem maiores.  

Mostrar que você entende de culinária pode ser uma técnica de persuasão!  

Meme: Você pode substituir a uva-passa por bacon por exemplo

Ser percebido como competente em algum assunto te torna mais convincente sobre ele. Veja bem, aqui eu disse que você precisa ser percebido como competente e não necessariamente ser competente. 

Quanto mais as pessoas assumem que você tem competência em determinado assunto, mais elas tendem a fazer o que você diz. Por isso de nada adianta ser especialista em determinado tema e não demonstrar isso. 

Para aumentar a percepção das pessoas de que você é competente em um determinado assunto, você pode utilizar depoimentos, prova social, resultados e até mesmo se aproveitar da companhia de pessoas referências na área.  

Portanto, para convencer a sua avó nesse natal use prova social de outros familiares que também não são fãs de passas no arroz, aproveite-se da companhia e opinião daquela tia que também é uma cozinheira de mão-cheia e demonstre algum conhecimento em culinária!  

Não seja um neto interesseiro!  

A sua avó já está quase convencida de que esse ano talvez seja melhor deixar as passas de lado, mas, se você não tiver esse elemento, tudo pode falhar!  

O elemento aqui é o cuidado, no sentido de realmente cuidar e se importar. Nós seres humanos temos a tendência de ser mais persuadido por pessoas que acreditamos que se importam conosco.  

O ponto importante aqui é que o cuidado que você tem com a pessoa deve ser verdadeiro. Fingir que se importa para conseguir algo de alguém resultará no efeito contrário!  

Portanto, se você não cuidou e se importou com a sua avó, não adianta tentar fingir para conseguir o que quer, pois você será visto como interesseiro e vai acabar criando uma barreira entre você e ela.  

Pensando pelo ponto de vista de copy, não adianta mostrar descaso com os seus clientes e fingir que se importa somente no momento da venda! O cuidado deve ser genuíno. 

Seja um bom menino  

Nesse elemento você basicamente deve fazer o que prometeu. O elemento consistência ou integridade é muito importante, caso você queira ser uma pessoa mais persuasiva. 

A consistência e a integridade dizem se uma pessoa é confiável ou não. Então se você prometeu que faria alguma coisa para a sua avó e não cumpriu, a confiança que ela tem por você, com certeza diminuiu e as chances de você convencê-la de algo serão menores.  

A piada do pavê ainda funciona!  

O último elemento que te torna uma pessoa mais convincente e que fará você finalmente conseguir convencer sua família de que passas no arroz não são uma boa ideia é o carisma!  

Pessoas carismáticas tendem a ser mais convincente. Já reparou como as pessoas gostam de estar em volta de alguém engraçado ou divertido? 

O carisma vem de uma piadinha sutil ou de uma frase divertida e é por isso que talvez seja uma boa ideia usar a piadinha do pavê com a sua avó! 

 Na vida real nem sempre conseguimos ser mais carismáticos, principalmente se a nossa personalidade não é essa. A boa notícia é que na copy conseguimos pensar no que será dito e você pode inserir pitadas de carisma, mesmo que você não seja a pessoa mais divertida do mundo! 

Conclusão 

Esses elementos vão te ajudar a se tornar uma pessoa mais convincente e por isso, devem ser considerados no momento de decidir quem será a cara da sua marca! 

Vários desses elementos podem ser inseridos no seu script e com certeza te ajudarão a ser mais persuasivo! 

Brincadeiras à parte (rsrs), nós da SBCopy desejamos a você um feliz natal cheio de paz, amor e alegria! 

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