A Copa do Mundo de Futebol começou no dia 20 de novembro e é impossível falar de copa e não lembrar do hit Waka Waka, de Shakira, feito para a edição de 2010 na África do Sul. A música completa 12 anos e ainda é um hit atual da copa do mundo!
A estratégia que a cantora utilizou em sua música que a fez tão famosa e reconhecida, mesmo após 12 anos, pode ser utilizada nas suas copys!
#1 Fala com todos os públicos
Ao fazer o hit para a Copa do Mundo de Futebol de 2010, a cantora criou a letra da música em inglês, mas acrescentou trechos em um idioma africano e também trechos em espanhol. Além disso, o refrão traz uma letra fácil de ser lembrada e cantada em qualquer idioma, independente se você é africano, americano ou brasileiro o “waka waka ê ê” é o mesmo!
Essa é uma das principais estratégias de copywriting e errar aqui, pode prejudicar todo o seu trabalho. Por isso, conheça o seu público a fundo e utilize uma linguagem que se conecte com ele facilmente. Não se esqueça que o copywriting é uma conversa e para que o outro lado participe dela, ele precisa entender e se conectar com o que está sendo dito.
#2 Linguagem simples
Outro motivo que fez da música um sucesso é a simplicidade e facilidade de pronunciar o refrão principal, o famoso Waka Waka, mesmo para quem não fala nenhum dos idiomas da canção.
A lição que tiramos disso é a de que utilizar uma linguagem simples e fácil na sua copy traz um entendimento muito maior do seu público. É claro que a maneira como você escreve e o tom de voz varia conforme o nicho e o público com que você está trabalhando, mas trabalhar dentro desses limites com uma linguagem clara e simples é a melhor opção!
#3 Usa a emoção certa
Apesar de todo brasileiro lembrar do 7×1 como um momento de tristeza, não há dúvidas de que a copa é um evento que traz um sentimento de alegria e festividade. A Shakira conseguiu transmitir exatamente esse sentimento em sua música com um ritmo alegre e festivo que imediatamente dá vontade de dançar ou ao menos remexer os ombrinhos.
Utilizar a emoção certa na sua copy é primordial para o sucesso da sua estratégia. Trazer a emoção errada pode gerar uma desconexão com o seu público e dependendo do caso até mesmo causar uma impressão ruim. Saber quando trabalhar cada uma das emoções com o seu público é essencial!
#4 Autoridade
Não podemos negar que o fato de a cantora Shakira ter uma carreira internacional sólida teve um papel fundamental para a repercussão da música!
A autoridade influencia no alcance e na credibilidade da sua copy, por isso, não deixe de trabalhar isso na hora de escrever seus textos!
#5 Overdelivery
Apesar de sua fama, a cantora não economizou na entrega! Ela fez uma coreografia para acompanhar a música que fez tanto sucesso quanto o ritmo. A cantora e suas dançarinas dançam sem parar durante toda e música de uma maneira nada convencional e facilmente replicável.
Essa estratégia não é obrigatória, mas o overdelivery com certeza aproximara você do seu público e fará com que a confiança em você aumente. Se você quer fidelizar o seu público e fazer com que eles confiem na qualidade da sua entrega, o overdelivery pode te ajudar com isso!
Agora é a hora de se inspirar no clima festivo de Waka Waka e colocar essas estratégias em prática! Relembre esse hit:
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário abaixo!