O que é Copywriting 2018-09-25T13:46:08+00:00

O que é Copywriting – Definição

Copywriting é uma técnica de comunicação usada para persuadir e influenciar pessoas a fazerem o que você quer. É a arte e a ciência de criar um conteúdo que leve as pessoas a agirem.

Mas por que arte e ciência?

Arte porque envolve a criação de um texto que tenha coerência, que faça sentido e que motivo as pessoas. Ciência porque essa criação se baseia no uso de palavras, frases, estruturas e argumentos que já funcionaram em outros materiais e que, comprovadamente, trazem mais conversão.

Apesar de ser associado a arte de vender, o copywriting pode ser usado para provocar qualquer tipo de ação desejada. Você pode fazer uso dele para convencer as pessoas a ligarem, assinarem uma newsletter, clicar em um botão e muito mais.

Apesar de ser um conceito amplamente conhecido em países da europa e, principalmente, nos Estados Unidos, os profissionais brasileiros estão pouco familiarizados com o assunto. Por isso, é um mercado ainda carente e com amplas possibilidades de atuação.

Cinco passos de Copywriting

As principais técnicas de Copywriting podem ser resumidas em cinco passos:

  • Atenção
  • Conexão
  • Problema
  • Solução
  • Oferta

Confira um pouco mais sobre cada um desses passos.

Como ser um profissional de Copywriting

Ter conhecimento desses cinco passos de copywriting é um ótimo começo para quem quer trabalhar na área. Mas é preciso mais!

Um ponto importante é melhorar a sua capacidade de vendas. Saber porque um consumidor compra determinado produto e outro não, e entender como funciona a cabeça das pessoas na hora da tomada de decisão é essencial.

Outra dica é procurar cursos de copywriting , treinamentos e vídeos sobre o assunto. Tudo isso é primordial para desenvolver suas técnicas e habilidades.

Por fim, é preciso buscar clientes. E como você faz isso? Construindo cases de sucesso.

Comece testando com um produto seu, trabalhe para divulgar os seus serviços. Quando obtiver bons resultados, divulgue os números para chamar a atenção.

Além de conseguir testar suas técnicas, você também terá argumentos para convencer o seu público sobre o potencial do seu trabalho.

Mercado de Copywriting

As possibilidades para quem trabalha com copywriting são infinitas. Todos os mercados ligados a vendas, em que haja necessidade de comunicação entre o cliente e a empresa que quer vender, estão abertos ao trabalho de um copywriter.

Assim, você pode usar essa técnica para divulgar seu trabalho ou produto, independentemente da área, ou até mesmo se tornar um profissional. São diversos segmentos possíveis de atuação e um mercado bem escasso de pessoas capacitadas.

Isso sem contar que as possibilidades de ganho também são bem altas. Como é uma profissão focada em vendas, você pode cobrar em cima dos seus resultados. Então, quanto melhor profissional for, mais pode ganhar.  

Para se ter uma ideia, um bom copywriter pode ganhar de R$ 5 mil a R$50 mil por mês.

Ficou interessado?

Saiba mais sobre os nossos cursos de copywriting e descubra esse mercado promissor, repleto de possibilidades!

Se você se interessou e gostaria de conhecer um pouco mais sobre o Copywriting…

Clique no botão abaixo e veja uma aula gratuita que preparamos especialmente para você sobre como criar títulos persuasivos e conheça mais esta profissão apaixonante.

QUERO ASSISTIR À PRÓXIMA AULA