
Apesar de não ser tão novo, o mercado para copywriters no Brasil ainda é carente de profissionais capacitados. Isso faz com que o potencial de ganhos e de ofertas de trabalho seja ilimitado para os especialistas na área.
A lógica para é simples: considerando que toda empresa que vende B2C (direto para o cliente final) precisa de um copywriter, e são poucos os que entendem da técnica, logo, esses poucos dominarão o mercado. Eles sempre terão trabalho e poderão cobrar o preço justo por seu serviço.

Diferentes segmentos de mercados para copywriters
Assim como a publicidade e o marketing digital, o copywriting é essencial para qualquer tipo de negócio. É possível trabalhar com copy para todos os mercados, seja para um açougue de bairro ou para uma multinacional.
O profissional dessa área tem a liberdade de escolher se quer atender a um nicho específico ou se especializar em certos formatos de copy. Tudo de acordo com a formação e aptidão do profissional.


E o que o copywriter pode vender nesses mercados?
A resposta para essa questão é simples: tudo aquilo que é ligado à comunicação.
Alguns exemplos são:
Cartas de Vendas
Videos de vendas
Scripts de comerciais de TV
Scripts de telemarketing
Mala direta
Scripts de séries em vídeo
Scripts de Lançamentos
Scripts de Webinários
Apresentações de vendas
Scripts de Coldcall
Panfletos, Outdoors e mídias OOH
Scripts de Inserções de Rádio
Páginas de Vendas (Online)
Formulários de pagamento
Páginas de pagamentos
Páginas de Captura de leads
Emails de vendas
Artigos de produtos e serviços
Advertoriais
Entre tantos outros!
O mundo digital e as possibilidades para os copywriters
Como vimos, existem milhares de possibilidades de atuação para os profissionais de copywriting no Brasil. Atualmente, grande parte delas se concentram no mundo digital.
Nos meios digitais, os formatos de trabalho dos copywriters se multiplicam e potencializam seu poder de alcance! Uma copy pode ser um anúncio patrocinado, um e-mail marketing, o roteiro de um vídeo, a descrição de um produto, uma publicação em rede social e muito mais.
Mas sabe qual é a principal vantagem que o mundo on-line trouxe para o mercado de copywriting?
É que com as ferramentas digitais, os resultados do trabalho de um copywriter podem ser medidos, comprovados e ampliados. Assim, fica muito mais fácil de mostrar todo o poder de uma copy dentro de uma campanha de venda.
Além de ser um importante meio para divulgação de ações de vendas, a internet também aproximou as empresas que precisam de serviços de copywriting dos profissionais dessa área.
Como se tornar um copywriter
Hoje já existem no Brasil ótimos cursos de copywriting para quem quer se profissionalizar. É o caso da formação Copywriter Profissional, da SBCopy Essa formação têm como objetivo, fazer seus alunos virarem experts em persuasão e influência, assim como desenvolver as técnicas de copywriting em sua excelência.
Quer ganhar conquistar a sua autonomia, ganhar dinheiro e trabalhar com o que gosta? Inscreva-se nos cursos da SBCopy e transforme sua vida profissional definitivamente!

