Se você quer se tornar um copywriter profissional, mas não sabe bem o que esse profissional faz, por onde estudar e como conseguir o seu primeiro cliente, você está no lugar certo!
Nesse artigo você confere o que um copywriter faz, qual a diferença entre copywriting, copywriter e copy, como as técnicas de copy vão influenciar na sua venda, por onde estudar, para que serve um portfólio, como conseguir o seu primeiro cliente e o que é a Oficina!
O que um copywriter faz?
Copywriter é o profissional que entende profundamente o comportamento, anseios, desejos e medos do ser humano. Com esse conhecimento ele sabe exatamente como conduzir sua comunicação para levar quem está lendo sua copy a uma ação.
É importante frisar que o copywriter sempre leva o seu leitor a uma ação, seja ela a de comprar, compartilhar, curtir, seguir, clicar num link, etc.
Geralmente o copywriter usa esse conhecimento sobre comportamento humano ao escrever peças publicitárias como páginas de vendas, anúncios, posts, cartas de vendas, roteiros de vídeos e até mesmo script de conversas!
As ferramentas e técnicas que um copywriter utiliza para escrever seus textos são todas baseadas em como o cérebro humano reage em determinadas situações. Quanto mais sênior for um copywriter mais fácil será para ele utilizar essas ferramentas de maneira natural.
Há quem diga que para ser um copywriter você precisa ser criativo, mas a verdade é que um bom copywriter sabe fazer uma boa pesquisa sobre público, oferta e estratégia antes de escrever suas copys e com isso nunca faltam ideias! Não é uma questão de criatividade, é uma questão de técnica.
Por ter a habilidade de escrever textos persuasivos, o copywriter é um profissional que pode aumentar e muito as vendas de seus clientes e por isso é uma profissão que está em alta atualmente. Copywriters referência no mercado faturaram milhões só com a habilidade de copy!
Mas não se engane, essa é uma profissão como outra qualquer que exige dedicação, estudo e trabalho sério!
A vantagem de se trabalhar como copywriter é a de que você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo que tenha internet. Para trabalhar como copywriter você só precisa conhecer todas as técnicas, de um computador ou notebook e internet, simples assim!
Qual a diferença entre copywriting, copywriter e copy?
Como dissemos anteriormente, copywriter é o profissional que trabalha com copywriting.
Copywriting diferente do que muitos pensam, não tem nada a ver com direitos autorais, esse é o copyright!
Copywriting é a ciência e a arte de criar comunicação persuasiva entre negócios e seus clientes.
É uma ciência, pois usa técnicas cientificamente comprovadas de Influência e Persuasão que são capazes de controlar o processo de decisão de compra de qualquer pessoa.
E copy é o nome que se dá ao texto produzido por um copywriter que utiliza as técnicas de copywriting! A copy é o texto da página de vendas, do anúncio ou de um post que utilize copywriting.
Eu só consigo vender usando técnicas de copywriting?
Não!
Todo mundo já conseguiu vender alguma coisa sem utilizar nenhuma técnica (pelo menos não conscientemente) de copywriting. Seja uma rifa da escola ou biscoitos… o padeiro da padaria perto da sua casa provavelmente não utiliza copy para vender pães. Ele só faz uma boa oferta onde já se tem uma demanda.
Então para que utilizar a copy?
A copy não é fundamental para fazer uma venda, mas utilizando as técnicas de copy você com certeza conseguirá vender muito mais e melhor ainda: por um preço mais alto!
Através das técnicas de persuasão você constrói autoridade para a sua marca, valor para o seu produto e consequentemente um faturamento muito maior!
Mas para isso o copywriter manipula as pessoas?
Não!
Veja bem, um copywriter honesto e ético nunca vai tentar convencer uma pessoa a fazer algo que não seja benéfico para ela. Uma regra clara que temos aqui na SBCopy é a de nunca mentir em nenhuma de nossas copys.
Você pode, sim, se tornar um copywriter antiético, da mesma forma que vemos médicos e políticos corruptos, mas saiba que o seu sucesso será breve.
Por isso um copywriter profissional possui um grande compromisso com a verdade. O seu trabalho é fazer a pessoa comprar um produto que já era um desejo dela ou que vá resolver um problema dela.
Por onde estudar?
Se você está lendo esse artigo é porque você tem pesquisado sobre essa profissão incrível. Existem diversas maneiras de estudar copywriting, desde vídeos gratuitos no YouTube, artigos em blog (como esse que você está lendo), podcasts como o nosso famoso CopyCast e até por diversos livros sobre o assunto.
O problema de estudar sozinho é: você vai encontrar muita informação que muitas vezes serão boas e úteis, mas na maioria das vezes vai ser apenas mais do mesmo…
Portanto, se você quer aprender copywriter sozinho, você vai conseguir, mas saiba que o tempo e o esforço que isso vai te custar serão enormes!
Nós da Sociedade Brasileira de Copywriting temos a formação mais completa do mercado. Aqui além de aprender todas as técnicas você vai saber os fundamentos por trás de cada uma delas e ainda terá a chance de praticar!
A nossa formação é somente para aqueles que estão realmente comprometidos em se tornar profissionais e é por isso que você só compra a formação após passar por uma reunião com um de nossos consultores.
Se você tem interesse em cortar caminho e parar de ser bombardeado com milhares de informações e macetes diferentes para aprender copy, toque no link abaixo e faça a sua aplicação para o Copywriter Profissional:
Marque uma reunião com um de nossos consultores e veja se esse é o melhor momento para você entrar para a formação. Se você decidir que esse não é o momento, tudo bem! Continuaremos fornecendo conteúdos gratuitos para você por aqui, pelo Spotify e por nossas redes sociais.
Preciso de um portfólio?
Esse é um assunto polêmico: como terei um portfólio para conseguir o primeiro trabalho se nunca fiz nenhuma copy…
O portfólio serve para que o seu potencial cliente, veja o estilo da sua escrita e como você utiliza as técnicas de copywriting, para isso você não precisa ter tido um cliente, basta que você já tenha escrito uma copy!
Mesmo sem nenhum cliente, é importante que você comece a praticar e colocar essas copys fictícias no seu portfólio é completamente aceitável, desde que você deixe isso claro.
É claro que uma copy fictícia não possui o mesmo peso de uma verdadeira, mas se a intenção de quem pede o portfólio é ver como você escreve, ela cumpre essa função.
E não precisa quebrar a cabeça para criar um portfólio, basta criar uma pasta no Google drive e colocar as suas copys bem identificadas lá. Quando alguém te pedir o seu portfólio, basta compartilhar o link.
Como conseguir o meu primeiro cliente?
O primeiro passo para conseguir o seu primeiro cliente é se posicionar como um copywriter. Se as pessoas não sabem com o que você trabalha, como elas vão te procurar?
Outra dica é: frequente eventos e comunidades que os seus potenciais clientes de copy frequentem. E sem desculpas, se você não consegue frequentar eventos presenciais, entre em comunidades do Facebook e em grupo de cursos e seja ativo lá!
Na SBCopy os alunos da Formação Copywriter Profissional tem um grupo exclusivo com mais de 400 pessoas e frequentemente alguém compartilha vagas para copywriters por lá!
Além disso, você pode oferecer os seus serviços para amigos e familiares que tenham um negócio. Explique para eles o que as técnicas de copywriting podem fazer pelo negócio deles e use a persuasão para convencê-los, afinal o primeiro trabalho de um copywriter é saber como vender o seu próprio serviço!
Conheça a Oficina SBCopy:
Se você quer ser ou já é um copywriter e sente falta de alguém para revisar e avaliar as suas copys, você está no lugar certo!
Aqui na SBCopy os nossos alunos participam de oficinas semanais Ao Vivo onde eles podem enviar suas copys para ser revisada por diversos copywriters profissionais. E ainda oferecemos um suporte com revisão ilimitada de copy!
Estudar e saber todos os conceitos de copy é muito importante, mas praticar é uma das formas mais rápidas de assimilar todo esse conhecimento e se aprimorar nessa profissão!
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