TitulosPersuasivos2 1 - Como Criar Títulos Persuasivos

Olá,

Aqui quem fala é o Rafael Albertoni e eu quero te dar as boas vindas a esta sequência de 3 aulas onde vou te ensinar Como Criar Títulos Persuasivos.

Caso você ainda não me conheça, eu gostaria de me apresentar rapidamente.

Trabalho como Copywriter Profissional há mais de 6 anos e fui o primeiro a trazer a bandeira do Copywriting para o Brasil.

O copywriting é a arte e a ciência de escrever textos persuasivos,  com a finalidade de criar uma comunicação entre um produto e o cliente.

O copywriter profissional usa técnicas avançadas de Influência e Persuasão para criar uma mensagem que faça com que o cliente compre o produto AGORA.

Os maiores gênios do marketing foram grandes copywriters.

Eu já gerei centenas de milhões de reais com meus trabalhos para meus clientes e acabei me tornando a maior referência em Copywriting no Brasil.

Sou o criador da Sociedade Brasileira de Copywriting, a SBCopy, a maior e mais completa instituição de ensino de copywriting da América Latina…

E já formei dezenas de copywriters profissionais através da SBCopy.

Devidamente apresentado…

A minha intenção com esta aula é te ensinar a pensar como um Copywriter e não, simplesmente, te dar um modelo pronto.

Por que pensar como um copywriter?

Porque a partir do momento que você conseguir pensar como um, você será capaz de gerar quantos títulos quiser sem precisar ficar preso em modelos engessados.

Está preparado?

Então vamos lá!

Headlines

A Headline é propriamente o título do seu texto ou de sua carta de vendas. No Brasil seria traduzido como a “manchete”.

O que você precisa entender é que você pode ter o melhor produto do mundo e a melhor copy do mundo, mas se não tiver uma boa Headline…

Nada Vai Adiantar!

Um dos princípios básicos do Copywriting é:

O único propósito de escrever uma frase é fazer com que o leitor queira ler a próxima frase.

Isto é um desafio tremendo, pois apesar de parecer bem simples, exige estudo e ciência.

A Headline é a primeira frase do seu texto e por isso é a principal.

Inclusive, muitos estudiosos e copywriters americanos, dizem que você deveria passar 80% do seu tempo gasto em uma copy escrevendo a sua headline.

Bom, eu não vou entrar no mérito de dizer se isto é certo ou errado, ou de quanto tempo é preciso para escrever uma boa headline…

Mas uma coisa eu posso afirmar com toda certeza: a Headline tem que ser muito boa.

Quebre o Padrão

Vamos imaginar o seguinte.

Digamos que você estivesse sentado no banco de um parque, o ambiente está bem tranquilo e você está super concentrado lendo um livro.

De repente…

Buuuummmm!

Você ouve um estouro e o parque está em chamas. Sem entender nada, você sai correndo e acaba até esquecendo o livro no parque…

Na verdade, você nem lembra que o livro existe mais. Você só está preocupado em salvar sua própria vida.

Sabe o que aconteceu quando você escutou a explosão?

Houve uma quebra de padrão na sua rotina.

Seu livro, que era a coisa mais interessante até o momento, simplesmente perdeu totalmente o valor. A explosão era a única coisa em que você pensava.

É exatamente este tipo de quebra de padrão que você deve causar no seu prospecto com a sua Headline.

Olha só.

Ele está na sua própria rotina, se divertindo nas redes sociais, ou fazendo algum tipo de pesquisa importante na internet...

Ou pode ser que ele esteja em um momento com a família…

Ou dirigindo se carro, indo para um compromisso.

A sua Headline deve ser algo que tire ele completamente da rotina e o faça pensar:

EU PRECISO VER ISSO AGORA!

Nosso cérebro está programado para vivermos uma vida no piloto automático porque gastamos muita energia pensando. Nosso instinto é de não ter que raciocinar para economizar o máximo de energia.

Por isso o trabalho de uma Headline é tirar o nosso prospecto do piloto automático.

Até ao final destas 3 aulas eu vou te ensinar o passo a passo de como fazer isso.

Vamos agora conhecer alguns tipos de Headlines.

Tipos de Headline

Existem, basicamente, 8 tipos de headlines. Eu peço para que você não fique preso em métodos. Que estes exemplos sirvam apenas como parâmetros para você saber qual a linha de raciocínio seguir.

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Headlines Diretas: são aquelas que já entregam exatamente o que o prospecto terá. Não sobra dúvidas sobre o que ele vai receber ao clicar no seu anúncio.

Exemplos:

Baixe Seu E-book Grátis!

ou

Picolé R$1,00

ou

Compre Uma Camiseta e Ganhe Uma Bermuda

Não existe dúvida na promessa. O prospecto sabe que, ao clicar no anúncio, é exatamente aquilo que ele vai receber.

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Headlines Indiretas: usa a curiosidade para atrair a atenção do prospecto e somente no corpo da copy é que ele saberá exatamente sobre o que você está se referindo.

Exemplos:

Ela Não Conseguia Emagrecer Até Que Aconteceu Isso…

ou

Mesmo Sendo Cego, Ele Enxergou O Que Quase Ninguém Viu

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Headlines de Notícia: é muito parecida com uma headline de uma notícia jornalística ou de um artigo.

Exemplos:

Donald Trump Revela Segredos Em Entrevista Exclusiva

ou

Copywriters Ganham De R$5mil a R$50mil Por Projeto

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Headlines Como Fazer: como o próprio nome já diz, são headlines que ensinam como fazer XPTO. É uma das mais usadas e que, geralmente, apesar de ser muito batida, funciona muito bem.

Exemplos:

Como Criar Títulos Persuasivos

ou

Como Fazer Uma Carta De Vendas

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Headlines de Perguntas: são títulos feitos como perguntas. Mas existe um alerta aqui. Perguntas são perigosas se você não souber exatamente qual será a reação do seu prospecto. Deve ser uma pergunta que gere conexão e curiosidade para que ele leia o texto.

Exemplo:

Você Gostaria De Ganhar Muito Dinheiro Sendo Um Copywriter?

 

Bom…

Eu espero que você esteja gostando da aula, mas por hoje é só. Vamos finalizar nesses 5 modelos de Headlines.

Na próxima aula você aprenderá:

  • Mais 3 modelos de Títulos Persuasivos
  • Os 4 elementos de uma headline
  • As perguntas que você deve fazer para a sua Headline

Se você gostou nesta aula, então…

EU NÃO PERDERIA A SEGUNDA POR NADA!

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Te vejo na segunda aula.

Até lá.

Rafael Albertoni

PS: este é um Curso Inédito e 100% Gratuito, mas será gratuito por pouco tempo. Se você gostou desta aula eu gostaria muito que você respondesse esse e-mail falando do que gostou mais. Sua resposta é muito importante para que eu entregue um material de primeira qualidade sempre.