Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Aparentemente, não é preciso muito para começar uma carreira na internet, não é verdade? Em partes, sim. Porém, hoje em dia, o digital influencer é uma novidade do mundo virtual que tem mexido com a vida dos usuários.

Você já ouviu falar do digital influencer?

Se antes tínhamos o hábito de ler as colunas nos jornais para formamos nossa opinião — cultura predominante na geração X, por exemplo — hoje, os jovens buscam cada vez mais informação na internet, principalmente entre youtubers.

Esse novo grupo de articulistas é mais conhecido como digital influencers, ou, em língua portuguesa, os influenciadores digitais.

Você deve estar se perguntando: “Mas o que eles fazem?”  — vem comigo que te explico agora!

Entenda o que faz um digital influencer

Basicamente, os influenciadores digitais — digital influencer — são um grupo de pessoas que atua em diversas plataformas diferentes, que vão desde o Youtube até o Instagram.

Eles são os responsáveis por direcionar o assunto da vez, muitas vezes indiretamente. Conseguindo inspirar e promover mudanças de comportamento de muitas pessoas, sendo apenas quem são, mesmo com imperfeições e erros.

“Rafael, ainda não entendi!”

Hoje em dia, com as mídias sociais, existem algumas plataformas usadas pelo digital influencer.

Conhecer um pouco sobre elas é a forma de entender, exatamente, o que fazem essas pessoas. Veja só:

As plataformas que o Digital Influencer usa

  • Youtube: esse é o grupo dos famosos youtubers! Um grande exemplo é o Felipe Neto, que começou seu canal com críticas na internet sobre o comportamento teen e, posteriormente, fundou a empresa Parafernalha, que também produz vídeos para a plataforma. Os youtubers que produzem opinião são conhecidos como vloggers.
  • Instagram: por outro lado, os participantes dessa “tribo” são os instagrammers. Aqui, vale tudo para chamar a atenção do público! Ganham destaque tanto trabalhos de fotógrafos profissionais, quanto jovens que querem mostrar qual é a próxima moda da estação.
  • Facebook e Twitter: alguns usam o termo Facebooker para as pessoas que produzem conteúdo para essa mídia social, já outros odeiam o termo. As pessoas que produzem conteúdo aqui compartilham todo tipo de opinião, comportamento que é parecido no Twitter.

Digital Influencer é uma profissão?

Atualmente ser um influenciador digital é uma profissão séria. Muitas pessoas que trabalham nessa área, inclusive, criam um CNPJ para prestarem serviços para grandes empresas.

Gostou dessa informação? Agora que você já sabe tudo sobre o Digital Influencer, confira mais dicas matadoras aqui no blog da SBCopy!

Comentários