Se você está prestes a apresentar os resultados da sua estratégia de marketing, algum trabalho, projeto novo ou iniciativa, provavelmente já teve que lidar com a pressão de como fazer uma palestra.

Existem apresentações que nos deixam pasmos e até chegamos a pensar: como aquela pessoa consegue falar tão bem?

Isso é o que acontece quando assistimos a alguma apresentação do Steve Jobs; mesmo que você não seja tão fã do produto que ele está apresentando, com certeza será convencido de que aquela é a melhor invenção do mundo!

Mas você pode questionar: “Rafael, como faço para ser tão bom quanto ele?”

Sabe o que é melhor? Eu tenho a solução!

Veja o passo a passo de como fazer uma palestra

Se você deseja fazer apresentações incríveis como as de Steve Jobs, inspire-se nas lições que irão transformar o seu desempenho:

Planeje e treine o que será falado

Steve Jobs não era apenas um bom apresentador. Havia muito tempo de preparação antes do grande dia e ele estava preparado até para o imprevisto.

Portanto, domine o assunto (Jobs passava anos desenvolvendo o produto!), organize suas ideias, estabeleça uma estrutura, prepare a apresentação e ensaie muito.

Assim você estará preparado até para improvisar!

Dê à plateia o que ela quer

Nas suas apresentações estavam Steve Jobs, o produto a ser apresentado e os slides. Mas o grande foco das apresentações não era nenhum deles, e sim a plateia.

Steve Jobs sabia que estava lá para mostrar ao público que eles queriam ver. Por isso, sempre pergunte-se: “no que a minha plateia está interessada?” e “como oferecer a eles uma boa experiência?”.

Foque nisso e deixe de lado o que for desnecessário.

Saiba contar histórias

Cada apresentação de Steve Jobs conta uma história de um produto por meio de uma narrativa com sequência lógica, clímax, conflitos e até protagonistas (Apple) e antagonistas (Microsoft).

No famoso discurso de formatura na Universidade de Stanford, ele contou a sua história pessoal, também seguindo uma narrativa. No marketing isso se chama storytelling, um recurso para gerar empatia com o público e prender sua atenção.

Transmita paixão

Jobs tinha certeza de que seus produtos eram a solução para todos os problemas e sabia demonstrar isso. Como? Transmitindo paixão. Exatamente o que eu tenho feito como Copywriter profissional!

Já palestrei em diversos eventos de renome mostrando a paixão e o orgulho que tenho por essa profissão.

Por isso, antes de entender como fazer uma palestra, pense no que está motivando você a fazê-la – divulgar a sua marca, vender o seu produto, conseguir um investidor?

Acredite no que você irá falar e defenda suas ideias com unhas e dentes!

Gostou de saber como fazer uma palestra? Confira mais artigos aqui no blog da SBCopy e inspire-se para suas próximas iniciativas!

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