Você já parou para imaginar quantos dos seus clientes chegaram em sua loja ou site, se interessaram por seu produto mas, ainda assim, não compraram? Os motivos por trás desse comportamento podem ser diversos, mas uma coisa é fato: você precisa manter um relacionamento e captar esse cliente para uma futura compra.

É muito comum que as empresas subestimem esses clientes em potencial e não invistam no chamado follow up como uma estratégia de negócio para aumentar lucro. Se esse é o seu caso, está na hora de repensar e entender a importância de captar esses possíveis clientes para a sua empresa.

Manter uma comunicação especial para esse tipo de cliente pode te ajudar, inclusive, a aumentar a lista de seus consumidores fiéis – aqueles que você sabe que estão sempre voltando a sua empresa ou loja para comprar produtos seus.

Quer entender como isso é possível? Descubra o poder da técnica follow up e comece já a transformar prospectos em clientes

Venda mais com técnicas de follow up

Uma parte das empresas costumam pegar o contato dos possíveis compradores, aqueles que não concluem a compra, e acompanham esse cliente durante um curto período de tempo, mandando um ou dois e-mails de oferta.

De acordo com o especialista em copywriting Rafael Albertoni, isso não faz parte de um follow up eficiente e não gera os resultados esperados.

Trabalhando com uma estratégia de negócio com um dos seus alicerces sendo o follow up, você vai construir uma comunicação com cliente que vai além de mandar um e-mail marketing com propostas de compra.

Rafael falou mais sobre essa técnica no vídeo abaixo, e ensinou, ainda, maneiras de aplicar o follow up em sua empresa desde já.

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Construa um relacionamento com seu cliente

Você precisa, antes de tudo, formar um relacionamento com seu cliente e esse deve ser o seu principal objetivo ao pegar os contatos dele. Não comece logo de cara enviando material promocional ou um e-mail marketing centrado em venda de produtos.

E o e-mail pode ser, de fato, sua principal ferramenta na hora de construir um relacionamento duradouro com seu prospecto, principalmente por ser uma forma de comunicação com cliente que quase não exige investimento por parte de sua empresa.

 

Mande para o seu cliente artigos e um conteúdo que pode interessar a ele e se relaciona à sua empresa de alguma forma.

Não fale exclusivamente de seus produtos, dê dicas construtivas e auxilie o seu possível cliente a conseguir aquilo que ele desejava quando procurou determinado produto em sua loja.

Por exemplo, se você trabalha com uma loja de bicicletas e conseguiu o contato de algum cliente que até queria comprar algum produto em sua loja, envie para ele conteúdos relacionados à prática de andar de bicicleta.

Transforme prospectos em clientes fiéis

Usando dessa estratégia de negócio e trabalhando o follow up corretamente em sua empresa, você conseguirá mais do que novos compradores, mas também clientes fiéis que já possuem um relacionamento – um elo – com a sua empresa.

Em qualquer outro momento, quando elas precisarem comprar determinado produto relacionado ao segmento que sua empresa atua, elas lembrarão de você e voltarão à comprar em sua loja ou e-commerce.

CTA Copy Express - Aprenda a vender para quem não quer comprar usando follow up

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