Think Different. Se você é alguém que gosta dos produtos ou simpatiza com a Apple, já deve ter ouvido falar nesse slogan.

Até hoje, essas duas palavras são a essência daquilo que move todas as ideias de uma das companhias mais valiosas do mundo.

Você conhece a história desse tão famoso slogan? Não? Então precisa descobrir a genialidade por trás de algo que, a primeira vista, parece tão simples.

Confira neste artigo uma das razões pelas quais a Apple é o que é hoje e inspire-se!

Um pouco da história e da queda da Apple

Steve Jobs é o nome por trás da história de Think Different, mas talvez todo o resto dessa trajetória não seja como você imagina. Você sabia que nem sempre Jobs esteve no comando da Apple?

Ele fundou a empresa em 1976 na garagem de sua casa. Sim! A Apple começou em uma garagem!

Após certo tempo, crescimento, contratos e investimentos, Steve Jobs foi demitido de sua própria empresa nove anos depois, em 1985. O que ninguém sabia é que a companhia precisava da mente e das ideias de Jobs para funcionar, e por isso, em 1996 ele foi RECONTRATADO para comandá-la como CEO.

A empresa precisou fazer isso pois tudo estava desmoronando, e a Apple já somava milhões de dólares em prejuízo.

Surpreendente, não?

Think Different e a retomada do espetáculo

“Mas, Rafael, o que isso tem a ver com o slogan?”

Longe da Apple, Steve Jobs continuou a criar ideias geniais. O então CEO da empresa e, posteriormente, criador do iPhone sempre foi uma mente criativa impressionante, e levava consigo todos os ideias de inovação que gostaria de ver na Apple, além de ditar tendências de mercado que se sustentam até hoje.

Após sua volta para a cadeira de Diretor Executivo, Jobs notou que a empresa não só tinha caído em dívidas, mas também estava sendo totalmente ignorada por seu público. Ele sabia que era dele a missão de levantar a Apple daquele tombo.

Então, em 1997, ele teve uma ideia que valia milhões para retomar tudo o que a empresa havia perdido durante sua ausência: mostrar para todos, inclusive para os colaboradores, qual era a real essência da marca.

A criação do slogan

Foi assim, mostrando seu lugar no mundo, que a Apple lançou seu anúncio publicitário Think Different, que significa algo como “pense diferente”. A ideia não era convencer as pessoas a comprar, e sim apresentar as novas ideias da empresa.

Além de eficiente, o anúncio era de cair o queixo!

Nele eram mostradas diversas personalidades que mudaram o mundo, ou que realmente acreditavam em ideais de vida e de humanidade diferentes, como Martin Luther King, Gandhi, John Lennon e Picasso.

O texto continha frases como “Isto é para os loucos”, “Os que veem as coisas de forma diferente”, “Porque eles mudam as coisas. Eles inventam. Eles imaginam.”

E então, para fechar o vídeo, que foi originalmente narrado em inglês pelo próprio Steve Jobs, ele entrega a visão de mundo da Apple em uma AULA de storytelling e em seguida, o slogan:

“Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para mudar o mundo são as que de fato, mudam.”

THINK DIFFERENT! Pense diferente e mude o mundo!

Gostou de saber mais sobre esse grande slogan? Confira mais artigos aqui no blog da SBCopy e inspire-se para suas próximas ideias geniais!

Comentários