A diferença entre um sucesso de vendas e o fraco movimento de um negócio pode estar na estratégia de comunicação. E uma das estratégias que mais garantem resultado e retorno financeiro, é o ato de contar uma história.

Não qualquer história, mas sua história, ou a história da empresa e até mesmo a história de clientes que cresceram junto com o negócio.

Gerar sentimentos e criar uma conexão real com o seu público-alvo precisa ser o seu foco, se você quer ter uma empresa de sucesso e forjar uma estratégia de comunicação eficaz.

Tanto, que hoje eu quero ensinar para você como criar histórias cativantes e fantásticas para conquistar completamente seus clientes. Não é necessário nem mesmo um grande esforço ou investimento no processo, basta seguir 4 passos básicos na comunicação da empresa.

Se você quer descobrir como vender mais com essa estratégia de comunicação, confira o meu vídeo abaixo e continue lendo esse artigo.

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1. Trabalhe sempre com algo autêntco

O segredo de toda comunicação de empresa eficiente, de fato, está em sua autenticidade. Nesse momento, você precisa mesmo usar do talento de um escritor para formar a sua narrativa e conquistar o leitor, seja através das palavras, seja através de imagens.

O importante é que ali tenha uma narrativa definida, com possíveis pontos altos e baixos no decorrer da mesma. Evite o clichê ou mesmo algo muito parecido com o que os seus concorrentes fazem ou já fizeram.

O seu público não ficará interessado se você contar a sua história num formato exclusivamente institucional, por exemplo. O formato quase jornalístico não afetará o seu cliente tal como uma história bem contada dentro de uma estratégia de comunicação eficiente.  

2. Fale a verdade

Antes de tudo, você precisa lembrar que o seu cliente não está ali para ser enganado, e mentir enquanto conta uma história pode ser mais um tiro no pé do que uma forma de lucrar mais com essa estratégia de comunicação.

Ao invés de florear os fatos ou inventar histórias, pegue uma história verídica e ponha nela o máximo de realidade que você conseguir. Uma história verdadeira é muito mais efetiva do que uma toda enfeitada, principalmente porque o seu cliente é capaz de perceber quando a história está exagerada demais.

Não pense, também, que incrementar a história com mentiras fará ela se tornar mais interessante. Como dissemos no tópico anterior, sua narrativa apresentar altos e baixos é uma maneira de chamar a atenção do público e criar uma conexão real com o mesmo.

3. Use o emocional a seu favor

A emoção é o caminho mais fácil de atingir alguém, seja essa pessoa seu cliente ou não. Mas quando estamos falando de comunicação de empresas, a emoção é ainda mais importante e efetiva.

Apontar os problemas durante sua história é uma maneira de criar logo uma conexão emocional, porém, não é a única. Mostrar as dores e até mesmo a felicidade da conquista também são pontos fundamentais.

Em outras palavras, faça seu cliente se compadecer com os problemas e também o faça sentir a alegria que veio com o fim. Caso você apresente a história contando a experiência de outro cliente seu, por exemplo, apresente as dores que o seu cliente teve antes de conhecer o seu produto, e apresente também o resultado final.

É muito provável que, nesse processo, o público se identifique muito com a história contada. Você vende mais e torna sua estratégia de comunicação muito mais eficiente do que jamais foi.

4. Deixe as pessoas curiosas

Outro ponto de uma história bem contada é o nível de curiosidade que você levanta ali. Afinal, para início de conversa, o seu cliente nem vai começar a ler ou assistir uma história sua se você não deixá-lo curioso de alguma coisa.

Como fazer isso? Logo no início da história, apresente alguns dos fatos que você vai contar ali, mas sem dar tudo de bandeja para o público. Ou seja, deixe a pessoa curiosa para aquilo que você vai mostrar logo em seguida.

Faça perguntas e guie o público lentamente para as respostas. Sempre que possível, comente sobre algum outro fato que você vai comentar no futuro mas não vai falar exatamente naquele momento.

Essa é uma das maneiras de deixar o seu cliente preso durante toda a história, ou, ao menos, em boa parte dela.
Que tal começar a vender mais contando histórias fantásticas para seus clientes? Aposte nessa estratégia de comunicação e veja como ela pode converter muito mais vendas e aumentar o seu lucro com um investimento relativamente baixo.

CTA Copy Express - Estratégia de comunicação: Como contar histórias fantásticas e vender mais

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