Você com certeza deve lembrar de quando falamos sobre storytelling aqui no blog, certo? Agora é hora de afunilar esse assunto!

Contar histórias é um dos aspectos mais importantes de um bom texto de copywriting, mas, o intuito de um trabalho desses é vender, então nada mais justo que falarmos sobre histórias com foco em venda, não é verdade?

Por isso, selecionei algumas sacadas de storytelling para você utilizar em seus próximos textos de venda. Confira neste artigo e aproveite para colocar em prática já!

Como é que um bom storytelling vende?

Uma palavra: encantamento.

Histórias bem contadas encantam. E quem não quer um sentimento desses?

Ainda hoje há casos em que convencer as pessoas a comprar um produto segue o padrão “Adquira já!” “Aproveite!” “É só até amanhã!” E não digo que esses recursos não são importantes. Eles são!

Porém, algo bem trabalhado, com foco na emoção e não na urgência, pode ser mais efetivo em diversos momentos.

É aquela diferença que tanto falamos entre: “Compre agora o curso com 245 aulas sobre como ensinar melhor seus alunos!” E “É difícil cativar os alunos hoje em dia, eu também passei por isso e este curso me fez entender melhor o aprendizado deles…”

Ao contar a história, você transmite para o professor que lê tal texto uma mensagem de que entende MESMO o que ele sente, que o curso fez com que você conseguisse resolver o seu problema. Ou seja: ele poderá resolver o dele também!

É muito mais gostoso comprar algo que nos encanta do que algo que simplesmente precisamos correr para conseguir. O valor, em todos os sentidos, passa a ser muito maior.

Entrevista e ação

Um bom storytelling para vendas começa no cliente. Para isso, nada melhor do que saber o que ele quer a partir… Dele!

Portanto, uma boa ideia de copywriting para criar uma história vendedora, é entrevistar seu lead já com o objetivo de tirar dele o que você precisa para EMOCIONÁ-LO.

Um bom roteiro passa por questionamentos que envolvem, principalmente:

  • situação, expectativas e problemas do lead;
  • aprofundamento dos problemas;
  • preocupações do lead;
  • fatores de irritação;
  • alternativas que podem estar sob análise do lead;
  • benefícios do seu produto para o lead.

Construção do texto

Um storytelling para vendas tem uma estrutura formada que pode ajudar muito na hora do processo de produção. Veja os passos abaixo:

  1. objetivo (sonho) do leitor;
  2. como ele é antes de você (sua solução)?;
  3. como ele ficará ao apostar em você?;
  4. explicação do processo (método) de aproximação e conversão.

Com essas dicas, seu próximo texto para vendas será muito mais eficiente. Aproveite e conheça também as mais poderosas técnicas de persuasão para aplicar ao seu trabalho!

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