Quem lida com o mercado digital, ou está iniciando no marketing, já ouviu falar sobre as personas, público-alvo ou avatar milhares de vezes. Mas, afinal, fica a dúvida: como de fato criar avatar?

E não se preocupe, essa dúvida não é só sua! Por ser uma das partes mais essenciais dentro do marketing digital, como criar persona é também um dos maiores desafios dentro da área.

Por isso, hoje vim te contar um segredo. Existe o jeito certo de criar avatar, e é o que vou te ensinar no artigo de hoje! E se você quiser se aprofundar mais no tema, não esqueça de assistir meu vídeo abaixo!

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Tentei criar avatar diversas vezes

A verdade é que já estive nesse mesmo lugar que você. Eu ouvia todo mundo falar da importância da persona e público-alvo, e sabia que era mesmo importante.

Mas, apesar disso, não conseguia fazer a coisa funcionar para mim. Eu criava a persona toda bonitinha, mas ela não me ajudava na hora de criar textos que engajam!

As técnicas que me ensinaram para criar persona simplesmente não funcionavam. Testei diversos personagens diferentes, tentei diversas técnicas, e nada adiantava.

O que estava errado, afinal?

Descobri que existe um jeito certo e um jeito ERRADO

Foi então que percebi uma coisa. Quando decidi deixar de lado aquelas técnicas de como criar persona que não estavam funcionando, as coisas se tornaram muito mais fluídas.
Isso não aconteceu porque ter um avatar não funciona… Muito pelo contrário. Eu apenas passei a entender o que realmente é importante no perfil de um personagem, principalmente quando estamos pensando em criar uma comunicação eficiente com esse público.

O jeito ERRADO e que você precisa evitar

O jeito errado de criar avatar, basicamente, é se ater ao que todos ensinam. Dar um nome, idade ou citar o número de filhos que o seu personagem tem não vai ser tão útil quanto dizem que é.

Até mesmo os dados demográficos ou outros detalhes do tipo podem não ser tão úteis assim. Eles são essenciais na hora de criar um produto, talvez, mas na hora de produzir conteúdo? Nada disso importa.

O que realmente funciona?

Definitivamente, o jeito certo de criar avatar e gerar um real engajamento usando a comunicação é pensar além da caixinha. É entender, de fato, o que o seu público-alvo quer. É a essência do seu personagem, por assim dizer.

Não entendeu? Calma, vou te explicar! Para atingir de verdade seu público, você precisa entender as dores do seu público. O que ele quer fazer, os sonhos que ele possui (e que são relacionados ao seu mercado) e os medos secretos dele.

Ou seja, o que importa no perfil do seu personagem é a situação dele. O momento que ele está vivendo e o tipo de pensamentos e dores que ele possui com relação a isso.

Uma dica que funcionou muito bem comigo foi responder uma série de perguntas. Toda vez que preciso criar avatar ou definir melhor meu público, respondo às questões:

  • Quais os medos dessa pessoa?
  • O que ele deseja secretamente (relacionado ao meu mercado)?
  • O que influencia ele na hora de pensar no assunto relacionado ao meu mercado?
  • O que ele acredita sobre meu mercado que é mentira? E o que ele acha que é mentira (novamente, relacionado ao meu mercado), mas é verdade?

Todas essas perguntas te guiam para um perfil muito mais eficiente. É o que você PRECISA dizer para dizer o que o seu cliente precisa ouvir; é o segredo para gerar engajamento.

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