Há anos, eu trabalho de graça. E, mais do que isso, faço isso como uma forma de desenvolver todo o potencial do meu próprio negócio. Mas por quê?

Não há dúvidas do poder que o desenvolvimento pessoal tem na gestão de um negócio. É a partir desse auto-treinamento, por assim dizer, que você será capaz de enxergar detalhes em sua empresa que antes não era capaz de ver.

Se você quer entender o que empreendedorismo tem a ver com o trabalho gratuito, conheça a minha experiência com o trabalho voluntário através do vídeo abaixo e continue lendo o artigo!

CLIQUE e Inscreva-se no canal:

Trabalho voluntário te deixa mais atento ao que importa em seu negócio

Quando você começa no trabalho voluntário, certamente irá perceber muito mais detalhes sobre as relações humanas, detalhes importantes que podem influenciar a gestão de sua empresa e otimizar os processos.

Quando comecei a trabalhar de forma voluntária, eu vi que, muitas vezes, o trabalho que precisa ser feito é relativamente pequeno, como tirar o lixo de uma sala ou conversar com alguém que precisa de orientação. Mas esse ato pequeno tem um grande efeito no ambiente.

Em outras palavras, o trabalho voluntário te faz ver como um ambiente de colaboração cria uma empresa muito mais preparada para atender bem o cliente final. Te faz ver a importância dos pequenos gestos ou de atuar nos detalhes mais singelos do seu negócio.

E isso é apenas o básico. A seguir, vou te apontar mais 2 pontos que aprendi trabalhando como voluntário.

Você aprende a criar conexões

A partir do trabalho voluntário, você percebe não só a importância das conexões, seja com clientes ou colegas de trabalho, mas também enxerga como é fácil criar esses laços.

É nesse ambiente de empreendedorismo que você entende como servir o seu cliente da forma que você puder é crucial para o sucesso da sua empresa.

Muitas vezes, estamos tão preocupados em cuidar do caixa financeiro do nosso negócio, em vender para pagar as contas, que esquecemos da importância das conexões.

E foi trabalhando como voluntário que eu percebi como isso pode ser prejudicial. Afinal, se você mantém uma equipe com espírito de colaboração, não precisará se preocupar com o caixa do seu negócio (ou seja qual for o problema) e poderá cuidar do que importa numa empresa de sucesso.

O trabalho é convertido em experiência e desenvolvimento pessoal

Dedicar algumas horas da sua semana em trabalho voluntário pode não te dar nenhum retorno financeiro, mas, certamente, te dá um tipo de experiência completamente diferente.

Trabalhar seu desenvolvimento pessoal num ambiente como esse é muito mais fácil. Que tal experimentar o potencial do trabalho voluntário e implementar isso em sua rotina?
Tenho certeza que você tirará grandes lições sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal com essa experiência! Você entenderá o que é realmente importante no seu negócio e passará a criar conexões verdadeiras não só com seus clientes, mas também funcionários.

CTA Copy Express - 3 fortes motivos para você começar a trabalhar de graça

privacy Não enviamos SPAM

 

Comentários