Quem lida com marketing e comunicação digital há algum tempo, já deve ter ouvido falar de leads algumas vezes. É possível que você saiba o que é lead e a importância que ele tem no negócio, mas é possível que também não saiba!

Se esse for seu caso, me acompanha nesse artigo que você vai tirar todas as dúvidas. Afinal, não se engane, manter uma lista de lead no seu negócio é de suma importância, e determina muito do sucesso que você terá nos próximos meses e anos.

Para entender melhor o que é lead e como você pode aplicar em seu negócio, assista o meu vídeo abaixo e continue lendo esse artigo! Tenho certeza que você tirará dicas importantes para aplicar na estratégia de marketing da empresa.

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O que é, afinal, lead?

Mesmo entre os mais experientes em marketing, a lead pode ser um verdadeiro mistério. Muitas vezes, traduzimos para o Brasil como um “prospecto”, ou mesmo “lista de prospectos”, mas a ideia por trás da lead é um pouco diferente do termo que usamos aqui.

Uma lead não é uma prospecção de cliente. Nada disso. A lead é, basicamente, um cliente que você tem o contato, seja e-mail, seja telefone ou até endereço, e pode usar esse contato para informá-lo sobre promoções ou mandar outro tipo de conteúdo para ele.

Mas não apenas isso. Esse contato não é o contato de qualquer pessoa, pessoas aleatórias, mas de clientes que você sabe que têm algum interesse, ou podem ter, em comprar seu produto.

Às vezes, o interesse inicial da sua lead é apenas acompanhar o conteúdo que a sua empresa produz, e depois se interessar em comprar o que você vende. Ou então, ele se transforma numa lead para você já querendo comprar algo que você vende.

Isso não importa tanto. O que importa é que você tenha essa lista de lead e saiba usar. Quer descobrir como? Me acompanha mais um pouco que vou te explicar.

Por que o seu negócio precisa de uma lista de lead?

Não é à toa que os negócios mais poderosos do mundo constroem uma lista de leads. A Apple sabe disso, a Microsoft sabe disso e todas as outras grandes marcas que você conhece sabem da importância de manter uma lista de leads.

Isso porque é através disso que você consegue um dos feitos únicos do marketing, que é construir um relacionamento com seu cliente. Um relacionamento verdadeiro, que vai além de apenas a relação de compra e venda, ainda que isso soe estranho para você.

É formando esse relacionamento único, conquistando a confiança do comprador e entregando para ele o que ele quer que você entregue, que você consegue não apenas finalizar a compra, mas também um dos outros grandes feitos de uma boa estratégia de marketing: fidelizar clientes.   

Como fidelizar clientes usando a sua lista de leads?

Claro, o processo de fidelizar clientes não é rápido, e exige produção de conteúdo e a entrega de um material que a sua lead quer receber. Não é mandando e-mails promocionais todos os dias que você vai conseguir fidelizar seu cliente.

Mas, ainda assim, não há maneira mais eficiente de conseguir isso do que mantendo sua lista de leads atualizada e usando-a de verdade a seu favor. É através desse contato que você pode mandar dados relevantes para o cliente, guiando ele para a compra.

Quando você constrói esse relacionamento, o cliente fica muito mais tentado à comprar de você, seja quando o problema aparece para ele, seja quando ele toma a decisão de compra, do que na mão do seu concorrente.

É a mesma coisa daquela padaria na esquina de sua casa, por exemplo. Você vai ali sua vida toda, conhece o dono do negócio há tanto tempo que já criou um vínculo de amizade.

Não importa se o preço do pão aumenta, você vai continuar comprando ali simplesmente porque conhece o cara e tem uma relação de amizade com ele. Com uma lista de leads fidelizada é exatamente a mesma coisa!

E, então. Entendeu o que é lead e está pronto para manter uma lista de prospectos em seu negócio? Fidelize clientes, multiplique suas vendas e consiga muito mais resultados!

CTA Copy Express - Você sabe mesmo o que são leads?

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