Para entender o que são métricas no marketing digital é preciso compreender o que são métricas em si. Basicamente tratam-se de indicadores que mensuram o quão efetivo foi determinada ação para o seu negócio.

“Ah, Rafael, eu não entendo nada sobre análise de dados. E agora?”

Relaxa! Pode ficar tranquilo que hoje eu vou te ajudar a entender melhor a aplicação e a importância de algumas métricas especialmente em matéria de marketing digital.

O que são métricas no marketing digital 

Acompanhar alguns indicadores é essencial para saber se as estratégias que você está adotando estão surtindo efeito.

Por exemplo, se você está desenvolvendo um trabalho de implementação de material com palavras-chave para aumentar a busca orgânica pelo seu negócio digital, mas os números de busca não aumentam, algo está errado nessa estratégia.

Agora vou apresentar para você algumas métricas importantes. Confira!

ROI (return over investment/retorno sobre investimento)

Quando paramos para refletir sobre o conceito de o que são métricas no marketing digital, o ROI não é importante apenas ele, é essencial para mensurar qualquer tipo de investimento que você faz na sua empresa.

Essa é uma métrica simples, e deve ser sempre positiva. Caso contrário, já sabe né? Não está tendo retorno.

O cálculo é feito assim: receita obtida – valor investido / valor investido.

Imagine que você investiu R$ 1.000,00 em determinada campanha, e através dela foi capaz de vender R$ 2000,00 em produtos. O resultado do cálculo é 1, isso significa que seu ROI foi de 100%!

Você pode calcular o ROI de praticamente tudo que investe dentro da sua empresa, desde ações específicas até grandes campanhas, por exemplo.

Taxa de conversão

Quantas das pessoas que acessaram o seu site se interessaram o suficiente para se cadastrar/comprar/baixar o seu material? Isso é taxa de conversão.

Essa taxa é medida em porcentagem, e é calculada dividindo o número de vendas/cadastros/downloads pelo número total de sessões abertas no seu site.

A ideia aqui é entender se os seus visitantes estão qualificados para se tornarem seus clientes.

Taxa de conversão do funil 

A jornada de compra é um dos conceitos base do marketing digital. Você já deve estar familiarizado com ele nesse ponto, não é mesmo?

De qualquer forma, a taxa de conversão do funil de vendas mede, basicamente, como está o sucesso de cada uma das partes dele.

Dessa maneira você pode descobrir exatamente em que questões precisa melhorar e onde seu lead demanda mais atenção.

Gostou de saber o que são métricas no marketing digital? Continue acompanhando o blog da SBCopy para ficar por dentro de todas as novidades quando o assunto é marketing e persuasão.

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