Falar sobre a diferença entre marketing e marketing digital rende uma conversa de até mais de 1h, mas vou tentar ser sucinto neste texto.
Acontece que essa não é uma discussão excludente, nem mesmo uma tentativa de desclassificar algum dos 2 tipos de marketing. É uma opinião minha, focada em minha experiência, mas que acho importante mostrar para você.

Para entender melhor, você pode continuar lendo meu artigo. No vídeo abaixo, também explico melhor minha experiência com o assunto. Confira!

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Qual a principal diferença entre o marketing e o marketing digital?

Como eu disse, essa é uma discussão que rende bastante, mas existe uma característica central que diz tudo sobre os 2 tipos de marketing.

O marketing tradicional, por assim dizer, consegue lidar com a grande mídia. O que ele faz? Prepara aquela propaganda incrível da Coca-Cola que você vê na televisão, ou monta a arte do outdoor que você vê pela cidade toda.

Eles são focados em excelência de imagem. Eles jogam mil teorias e leituras diferentes naquela imagem que você vê, querem produzir algo genial.

Porém, eles não esperam tanto resultado assim daquele outdoor ou do comercial. Claro que há o objetivo de “ser visto por todos”, mas eles não pensam “vamos trabalhar essa imagem com o objetivo das pessoas entrarem em contato com a empresa”.

Ou seja, ele não pensam detalhadamente em cada aspecto do funil de vendas, que a gente conhece tão bem. E isso, para grandes empresas, até funciona bem porque eles possuem um dinheiro absurdo para gastar com publicidade na Globo.

Mas o que dizer das pequenas empresas?

Qual o melhor marketing para as pequenas e médias empresas?

Vamos entender, agora, como funciona o marketing digital. Isso vai te fazer ver melhor o que eu quero dizer, principalmente com relação a investimento.

Qual o papel do marketing digital? Criar uma série de campanhas, conteúdo, e-mails marketing que gerem ação. Não estamos falando do e-mail marketing com a melhor arte do mundo, mas de um e-mail com texto focado em resultado.

Quando você lança um e-mail você tem o claro objetivo de conseguir que o seu cliente finalize uma compra ou até siga sua página no Facebook.

O que é interessante perceber aqui, é que cada centavo que você investe, você espera ter um retorno claro. E muitas vezes consegue.

Isso significa que, enquanto uma grande empresa poderia gastar, sei lá, R$ 5 mil num outdoor, você pode gastar esse mesmo valor, ou até menos, no marketing digital e focar em resultados necessários para o desenvolvimento de sua empresa.

Por que você precisa começar a investir no marketing digital agora mesmo?

Mas, aqui, temos uma coisa muito clara. Não significa que você, dono de uma empresa maior ou que tenha mais dinheiro, deva deixar de investir no marketing tradicional.

Longe disso! Porém, separar uma quantia para investir em marketing digital é crucial, para você tanto fortalecer sua marca, como também conseguir aumentar vendas ou tornar mais claro o funil de vendas pelo qual cada comprador seu passa.

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