Você é fã de rock ‘n roll? Você pode aprender com ele muito sobre marketing e posicionamento de mercado, talvez mais do que você imagina.

Talvez você não saiba, e mesmo algumas pessoas próximas a mim não sabem também. Mas eu sou um grande fã de rock ‘n roll. Claro, escuto outras coisas, mas frequentemente estou ouvindo algo do gênero. E observando um pouco do meu consumo relacionado a música, eu percebi uma coisa que pode servir como uma grande sacada para você.

Quer descobrir o que é, afinal, rock ‘n roll tem a ver com estratégia de marketing? Me acompanha no vídeo de hoje e continua lendo esse artigo!


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Mas o que marketing tem a ver com rock?

Se você mora em São Paulo, já deve ter ouvido falar em duas rádios FM que tocam aqui e possuem um posicionamento de mercado focado em rock.

Uma delas é a Kiss FM, e a outra é a Rádio do Rock. Qual a diferença das duas e porquê estou falando delas para você?

Acontece que, ainda que as duas estejam no mesmo nicho, são completamente diferentes. Os ouvintes dessas rádios sentem a diferença, assim como eu sinto.

Enquanto a Kiss FM atua diretamente no seu nicho, ou seja, rock de verdade, a Rádio da Rock toca o gênero mas, bem, nem tanto.

Você pode ligar ela ao meio dia e ouvir alguma de suas músicas preferidas, mas daqui a algumas horas ela já está tocando uma música meio eletrônica, depois passa para pop.

Enfim, ela tem um nicho, mas o seu posicionamento de mercado está longe de ser íntegro; ela não entrega o que diz que entrega. Enquanto isso, a Kiss FM vai pelo caminho contrário.

Não importa a hora do dia, se você ligar na Kiss FM, sabe que vai ouvir rock, sabe o que espera dela. E o que isso tem a ver com a estratégia de marketing e posicionamento de mercado da sua empresa?

Tenha um nicho e fique nele

O que podemos aprender com a Kiss FM é que precisamos de um nicho. Toda empresa precisa ter um nicho, um mercado específico, e isso é o que vai tornar toda sua estratégia eficiente.

Se você tem um posicionamento de mercado forte, assim como a Kiss FM, você consegue clientes recorrentes. As pessoas sabem o que esperar de você, e vão até você sempre que precisam daquilo.

E tem muita gente que é completamente viciada em rock ‘n roll. Essa aqui é que é a grande sacada. Tem gente que escuta isso o dia todo, e vai estar o dia todo sintonizada na Kiss FM.

É disso que o seu negócio precisa, também. Tenha um nicho e não saia dele, nem para seguir tendência ou modinha.
Isso é o que a Rádio do Rock, por exemplo, faz. Acompanha as tendências, se uma música pop está fazendo sucesso, ela toca. O problema disso?

Se ela diz que toca rock, mas também toca pop, o que acontece com aquele público que entra nela e quer ouvir rock? Se decepciona.  

Se aprofunde no seu mercado

Outra grande lição que podemos tirar do rock ‘n roll e das rádios focadas no gênero é o seguinte. Se você tem um nicho, não fique no superficial.

Aproveite que você tem um posicionamento de mercado focado nesse assunto, e se aprofunde. Saiba tudo sobre o mercado em que você está!

Isso faz toda a diferença para o seu cliente. Você sabe identificar quando está diante de algo com profundidade e conhecimento de causa.

Não se deixe levar, então, pelo popular nem por coisas de sucesso repentino. Mantenha-se firme no nicho em que atua e fortaleça sua estratégia de marketing!

E se você gostou dessas dicas sobre posicionamento de mercado, ou mesmo é um grande fã de rock ‘n roll também, deixe seu comentário. Vou ficar feliz em saber sua experiência e opinião sobre o assunto!

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