Se você está neste post é porque se interessa por marketing digital, não é mesmo? Quer saber a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Bom, tudo que envolve o marketing digital é relativamente novo no mundo em que vivemos, já que o conceito surgiu apenas no final dos anos 1990 e vem se reinventando desde então.

Na verdade, inbound e marketing de conteúdo são conceitos completamente diferentes, porque o marketing de conteúdo é uma estratégia que está dentro do próprio inbound marketing, o último depende diretamente do primeiro.

“Não entendi, Rafael. Como assim?”, você deve estar pensando.

É exatamente isso! O inbound e o marketing de conteúdo são conceitos sinérgicos, que dependem um do outro para existir. Vou te explicar como, vem comigo!

Entendendo o que é inbound marketing

O principal objetivo do inbound marketing é atrair visitantes para seu site e fazê-los comprar o seu produto. Como fazer isso? A partir de estratégias bastante específicas. Primeiro é preciso compreender que nem sempre seu cliente está pronto para comprar o que você vende. Muitas vezes ele nem sabe que quer aquilo!

É tarefa do inbound nutrir esse potencial cliente até que ele esteja pronto para comprar, e é aí que entra o marketing de conteúdo, mas nós vamos falar sobre isso um pouco mais para frente.

Os cinco passos do inbound marketing são:

  • atrair visitantes para o site;
  • converter coletando dados para iniciar um relacionamento;
  • relacionar;
  • vender;
  • analisar.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Em poucas palavras, o marketing de conteúdo é tudo aquilo que é produzido para nutrir aquele potencial cliente que citei acima! Artigos de blog e e-books, por exemplo.

O marketing de conteúdo é o que move o inbound. Agora você entende a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

O conteúdo produzido é desenvolvido especialmente para fazer aquele potencial cliente enxergar valor no que você tem a oferecer. Dessa forma, ele percebe que precisa do seu produto.

Compreendeu qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Não existe marketing de conteúdo sem inbound, assim como não existe inbound sem marketing de conteúdo.

Não há como convencer aquele potencial cliente sem um material de qualidade, assim como não existe ninguém para convencer sem as estratégias de atração.

Gostou? Continue me acompanhando no blog da SBCopy, tem muito conteúdo de onde este veio!

Comentários