Vou direto ao ponto que te trouxe até este artigo: o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo é a PESQUISA!

Ela deve ser a base para orientar toda a sua estratégia de comunicação.

Mas se você não se contenta com essa explicação, vou falar mais do porquê a pesquisa é tão importante e como fazê-la da maneira certa.

Por que a Pesquisa é o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?

É por meio de uma pesquisa bem feita que você conseguirá dados importantes a respeito de seu público-alvo. É ela que separa o “achismo” da certeza.

Essas informações são cruciais para um bom desempenho de qualquer ação relacionada à sua estratégia de marketing de conteúdo. É a partir delas que você entenderá seus clientes e futuros clientes a fundo, para entregar a eles o melhor conteúdo possível.

Mas o que seria esse “melhor conteúdo possível”?

É o conteúdo que atrai, educa, converte e evangeliza o seu público sobre a sua marca!

Como realizar uma boa pesquisa

Idade, gênero, renda, interesses, estado civil, localização, ideologia política, hábitos de consumo e ocupação estão entre as principais características que classificam o público-alvo. E você deve conhecê-los bem!

Para conseguir essas informações, a sua pesquisa deve se basear nas perguntas:

  • quem são seus clientes?;
  • quais são suas dores e necessidades?;
  • em que canais consomem informações?;
  • qual o diferencial do seu produto para eles?;
  • quem é visto como referência pelo meu público?.

Com esses dados, você poderá criar as linhas de pensamento e desenvolvimento dos conteúdos, sempre com foco no valor que os materiais terão para o público-alvo.

Resumindo, a pesquisa deve explicar para você qual o caminho traçado pelo seu negócio na mente do público-alvo. Além de mostrar as diferenças entre como você vê sua empresa e como seu público a vê.

A ideia é que os conteúdos reduzam essa distinção e levem os dois lados para o mesmo destino: a conclusão do negócio.

Ainda não acredita no poder da pesquisa?

Você ainda não se convenceu que a pesquisa é o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo e que sem ela você não conseguirá montar uma estratégia de sucesso?

Então pensa comigo…

É a partir da pesquisa de público-alvo que:

  • você definirá a linguagem do seu conteúdo;
  • criará proximidade com o seu público;
  • definirá os canais e meios de divulgação;
  • saberá quem você deve monitorar.

Consegue imaginar seu planejamento de conteúdo sem esses direcionamentos e informações?

Eu não consigo!

Principalmente quando o assunto é fazer uma boa copy! Eu preciso saber exatamente com quem estou falando, como devo falar para chamar a atenção e o que essa pessoa precisa ouvir.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos de marketing e estratégias de persuasão, acompanhe o blog da SBCopy!

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