Vou direto ao ponto que te trouxe até este artigo: o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo é a PESQUISA!
Ela deve ser a base para orientar toda a sua estratégia de comunicação.
Mas se você não se contenta com essa explicação, vou falar mais do porquê a pesquisa é tão importante e como fazê-la da maneira certa.
Por que a Pesquisa é o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?
É por meio de uma pesquisa bem feita que você conseguirá dados importantes a respeito de seu público-alvo. É ela que separa o “achismo” da certeza.
Essas informações são cruciais para um bom desempenho de qualquer ação relacionada à sua estratégia de marketing de conteúdo. É a partir delas que você entenderá seus clientes e futuros clientes a fundo, para entregar a eles o melhor conteúdo possível.
Mas o que seria esse “melhor conteúdo possível”?
É o conteúdo que atrai, educa, converte e evangeliza o seu público sobre a sua marca!
Como realizar uma boa pesquisa
Idade, gênero, renda, interesses, estado civil, localização, ideologia política, hábitos de consumo e ocupação estão entre as principais características que classificam o público-alvo. E você deve conhecê-los bem!
Para conseguir essas informações, a sua pesquisa deve se basear nas perguntas:
- quem são seus clientes?;
- quais são suas dores e necessidades?;
- em que canais consomem informações?;
- qual o diferencial do seu produto para eles?;
- quem é visto como referência pelo meu público?.
Com esses dados, você poderá criar as linhas de pensamento e desenvolvimento dos conteúdos, sempre com foco no valor que os materiais terão para o público-alvo.
Resumindo, a pesquisa deve explicar para você qual o caminho traçado pelo seu negócio na mente do público-alvo. Além de mostrar as diferenças entre como você vê sua empresa e como seu público a vê.
A ideia é que os conteúdos reduzam essa distinção e levem os dois lados para o mesmo destino: a conclusão do negócio.
Ainda não acredita no poder da pesquisa?
Você ainda não se convenceu que a pesquisa é o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo e que sem ela você não conseguirá montar uma estratégia de sucesso?
Então pensa comigo…
É a partir da pesquisa de público-alvo que:
- você definirá a linguagem do seu conteúdo;
- criará proximidade com o seu público;
- definirá os canais e meios de divulgação;
- saberá quem você deve monitorar.
Consegue imaginar seu planejamento de conteúdo sem esses direcionamentos e informações?
Eu não consigo!
Principalmente quando o assunto é fazer uma boa copy! Eu preciso saber exatamente com quem estou falando, como devo falar para chamar a atenção e o que essa pessoa precisa ouvir.
Gostou das dicas? Para mais conteúdos de marketing e estratégias de persuasão, acompanhe o blog da SBCopy!