Você sabia que revisar o material que você produz é essencial para o futuro do seu negócio digital? Sabe como fazer revisão de conteúdo?

Bom, o que foi para a internet uma vez nunca sairá dela, e isso vale tanto para imagens quanto para textos. Publicar informações equivocadas pode levar seu negócio digital ao fracasso!

“Rafael, eu não sei como fazer revisão de conteúdo! E agora?”

Não se preocupe! Esse artigo vai te ajudar a entender alguns passos fundamentais na hora de fazer esse trabalho.

Como fazer revisão de conteúdo em 3 passos

É preciso lembrar que revisor de conteúdo web é uma profissão, assim como a de copywriter. Para se dar bem nessa área é preciso ser muito atento e capaz de entender as nuances da linguagem, afinal, seu trabalho é corrigir os erros que os outros não viram!

1. Cheque o briefing 

Antes de QUALQUER coisa: leia o briefing. Se você não entender o objetivo e toda estratégia do projeto de conteúdo, quem mais vai?

Para revisar de maneira adequada você precisa saber e entender tudo que envolve o material que será trabalhado por você e onde ele será usado. Procure por respostas como: qual o público desse projeto? Quando será veiculado? Tenho que pensar em questões de sazonalidade?

2. Cheque se o conteúdo está adequado a pauta

Bom, tudo que é escrito foi feito com algum propósito, certo? Qual é esse propósito?

No caso de um artigo de blog, por exemplo, o conteúdo foi veiculado com clareza? Cheque se todas as perguntas foram respondidas e se o material está adequado àquilo que foi solicitado.

De nada adianta um texto extenso e completo se a pessoa que clicou naquele link estava esperando um material completamente diferente.

3. Corrija questões formais e pontuais

Seu trabalho também é corrigir questões referentes à ortografia, pontuação, coesão e coerência. O texto está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa? Existem vícios de linguagem, por exemplo?

É nesse ponto que você precisará exercitar todo seu poder de atenção. Para os nomes próprios, por exemplo, é preciso checar a grafia correta. O mesmo vale para produtos e materiais.

Lembre-se de que ser um revisor de conteúdo web é um trabalho de bastante responsabilidade. Gostou de saber como fazer revisão de conteúdo? Acompanhe o blog da SBCopy para continuar sempre por dentro desse tipo de novidade!

Comentários