Entender quando você deve mudar sua estratégia de conteúdos digitais, não é algo simples. Principalmente, se você está começando agora a trabalhar com o marketing digital.

Sobretudo, porque, hoje, existe uma infinidade de estratégias. E, a cada dia que passa, novas estratégias continuam surgindo.

Apesar disso, ter esse “jogo de cintura” é muito importante. Afinal de contas, o crescimento do seu negócio depende disso. E foi para te ajudar a lidar com tudo isso que escrevi este artigo!

 

Como saber se uma estratégia de conteúdo está funcionando?

No mundo do empreendedorismo, usar o “achismo” é sempre um erro. E erros custam tempo e dinheiro!

Por isso, na hora de descobrir se uma estratégia está funcionando ou não, é preciso se basear em dados coletados.

No marketing digital, uma excelente forma de saber o que funciona é analisar as métricas de cada estratégia.

Levando em consideração o objetivo definido para cada uma dessas estratégias, já que nem todas as estratégias têm o mesmo objetivo.

E quem está começando a trabalhar com o marketing digital, nem sempre entende algo muito importante: a venda online é um processo.

Nesse cenário, não basta oferecer um produto e esperar que as vendas aconteçam. Sendo assim, no marketing digital, existe um grande leque de possíveis objetivos a serem conquistados.

Alguns deles são objetivos bem específicos, que visam levar o consumidor a tomar a decisão de compra.

Apesar disso, há outros objetivos que envolvem a construção de autoridade e o fortalecimento da marca no mercado. É claro, eles também vão influenciar nas vendas, no entanto, isso será sentido a médio e longo prazo.

 

Afinal, quando você deve mudar sua estratégia de conteúdos digitais?

Resumindo o que eu disse acima, o ideal é sempre estabelecer um objetivo para seu conteúdo.

Depois disso, é hora de colocar em prática e passar algum tempo testando essa estratégia. O próximo passo é analisar as métricas e descobrir se essa estratégia está te ajudando a conquistar o objetivo definido, ou não!

Quando uma estratégia de conteúdos, não vai bem, é hora de mudá-la. Nesse caso, é importante encontrar outros formatos de conteúdo que se adequem ao mesmo objetivo.

Esse grande leque de oportunidades e possibilidades do marketing digital, sem dúvidas, é algo muito bom. Já que isso nos oferece muito mais liberdade para trabalhar.

No entanto, é algo que exige atenção redobrada. Já que muitos empreendedores acabam ficando perdidos com todas essas possibilidades. E, pior ainda, muitas vezes, acabam insistindo nas estratégias erradas.

Na verdade, lidar com o excesso de informações e possibilidades é um dos grandes desafios de quem empreende em tempos como o que vivemos.

Por tudo isso, no contexto atual, é cada vez mais importante acompanhar, regularmente, os resultados de cada uma das suas estratégias de marketing digital.

Do contrário, você estará perdendo, não apenas tempo e dinheiro. Mas, a longo prazo, você também estará limitando o potencial de crescimento do seu negócio.

E, se você acha que anda precisando mudar, leia também este artigo: Novos formatos de conteúdos para mídias digitais: conheça as tendências para 2019.

Nele, eu te apresento duas tendências de formatos de conteúdo que possuem grande potencial para o futuro!

 

 

 

Comentários