Se você tem algum tipo de negócio, certamente já ouviu falar sobre o omnichannel e todas as suas vantagens.

Mas você sabe o que, de fato, é o omnichannel e a sua importância nas ações de marketing?

Essa é uma das principais estratégias de negócio, responsável por fidelizar seus clientes e, mais do que isso, garantir a sua aproximação com o público.

Sendo assim, vou trazer algumas informações de como utilizar o omnichannel e obter todos os benefícios para os contatos com os clientes, por meio de uma técnica que é simples e fácil de ser aplicada.

 

Entendendo o que é omnichannel

O omnichannel é um termo que surgiu do latim omni (todo) e do inglês channel (canal).

No entanto, o termo não quer dizer todos os canais. A ideia é conectar todos os canais de comunicação, desde os presenciais até os canais online, para oferecer uma experiência diferente em cada um, mas, claro, com base no objetivo principal da empresa.

 

Benefícios

Trabalhar com o omnichannel é ter em mente a adequação de todos os seus canais de comunicação. E não, necessariamente, criar novos canais.

Com o omnichannel você pode:

  • Otimizar seus serviços
  • Otimizar seus contatos com clientes
  • Melhorar a relação com o público
  • Melhorar a confiança do seu público com a marca
  • Aumentar as vendas
  • Fortalecer sua marca

Tendo em vista esses benefícios, é fundamental que você possa trabalhar com todos os canais que disponibiliza, promovendo uma relação entre todos para que eles possam ser os mais coesos e confiáveis o possível.

 

Desafios dessa estratégia

Mesmo sendo uma das estratégias mais confiáveis e indicadas para o crescimento do seu negócio, não é algo tão simples, já que você precisará manter a mesma linha de comunicação e, ao mesmo tempo, personalizá-la para cada canal.

Para aproveitar corretamente o conceito de omnichannel, o primeiro passo é ter canais ativos e dar a todos os canais a atenção necessária, e não optar por cuidar mais de um do que de outro.

Além disso, o atendimento online é o que merece um cuidado maior, já que você precisa estar sempre disponível. Responder, constantemente, todas as mensagens que são enviadas para cada canal também é imprescindível, para ter o alinhamento de todos os meios.

 

Adaptando para o seu negócio

Os processos de omnichannel são muito importantes, mas, ainda mais importante, é disponibilizar a sua atenção, igualmente, para todos os seus canais de contato com o cliente.

O indicado é que você trabalhe com o que já possui, ou faça investimentos em outros canais que já estejam previstos.

Esses canais, normalmente, são: site, mídias sociais e o atendimento presencial (em lojas ou franquias, por exemplo), os quais são utilizados e possuem uma presença maior de público.

Ter, pelo menos, mídias sociais ativas, para além do contato presencial, pode ser uma opção interessante, e outros canais devem ser escolhidos a partir de sua real necessidade e/ou, também, a partir dos seus objetivos para o crescimento.

O omnichannel é um termo muito utilizado, mas poucas pessoas ainda sabem como utilizar e qual a sua diferença real na gestão do próprio negócio.

A verdade é que trabalhar com essa estratégia lhe garante um alcance muito maior de público.

Pensar em outras formas de contato permite um alcance maior de pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

Por isso, é fundamental que você consiga ter todos os canais de comunicação da empresa muito bem distribuídos; e, assim, consiga ter acesso a outras oportunidades de negócio.

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