Ter um bom planejamento é essencial, mas saber como lidar com imprevistos é igualmente importante!

E na sua estratégia de criação de conteúdo não é diferente. Hoje, como você já deve saber, produzir conteúdo pode ajudar o seu negócio de muitas maneiras.

Em primeiro lugar, um bom conteúdo serve para informar e educar seus clientes em potencial.

Além disso, uma boa estratégia de conteúdo te ajuda a levar os consumidores para as próximas etapas do funil de vendas.

Como consequência de tudo isso, a curto prazo, você vende muito mais. E a longo prazo, você tem a oportunidade de construir um negócio de sucesso e que é referência no mercado. Foi pensando em tudo isso que decidi escrever este artigo!

 

Planejar é necessário!

Todos nós sabemos da importância do planejamento, não é mesmo? Ele é a base de tudo o que vamos construir!

Um bom planejamento vai te mostrar o caminho a ser seguido. E, mais importante ainda, vai mostrar se você está caminhando na direção certa, quando você começa a tirar esses planos do papel.

E, na estratégia de produção de conteúdo, isso também é muito importante. É essencial criar um bom planejamento do que será feito, quando será feito e como tudo isso será realizado.

É isso que vai te permitir criar conteúdo voltado para resultados, desde sua primeira postagem.

Além disso, a falta de organização nesse momento vai causar vários problemas. É muito comum, por exemplo, quem está começando a trabalhar com a criação de conteúdo precisar reorganizar os conteúdos, posteriormente. E isso dá trabalho e faz com que você perca tempo!

Por isso, aqui vai a dica: antes de começar qualquer coisa, tenha em mãos um bom planejamento!

 

Como criar um planejamento efetivo e como lidar com os imprevistos?

É preciso tomar cuidado ao criar seu planejamento, por vários motivos. Em primeiro lugar, um planejamento muito engessado pode causar diversos problemas.

Imaginar que tudo vai sair 100% como planejado, não passa de ilusão!

Ter um planejamento muito engessado vai te fazer perder boas oportunidades ao longo do caminho. Afinal de contas, é impossível prever quais novas oportunidades podem aparecer conforme você começa a tirar os planos do papel.

Mas isso não é tudo!

Com certeza, em alguns momentos, você terá que lidar com o grande inimigo do planejamento: os imprevistos.

O segredo, portanto, é criar um planejamento que seja maleável e que esteja, constantemente, sendo revisado e atualizado.

Como você está cansado de saber, imprevistos podem acontecer e o melhor é tentar evitá-los. Para isso, uma boa estratégia é utilizar a lei de Pareto, tão conhecida de quem empreende.

Aqui, podemos utilizar a lei de Pareto da seguinte forma: deixamos cerca de 80% dos conteúdos programados com antecedência.

Já os 20% restantes, utilizamos para testar coisas novas. No caso de termos algum imprevisto no meio do caminho, não prejudicaremos o planejamento.

Espero que essas dicas possam te ajudar a conquistar tudo o que você deseja. E, tenha certeza de que um dos primeiros passos para isso é criar um planejamento efetivo.

Gostou desse conteúdo? Então conte pra gente nos comentários!

Comentários