Startup é um termo que está em evidência e cada vez cresce mais. Mas ainda muitas pessoas desconhecem o que ele, de fato, significa, e, principalmente, a sua importância, o que pode ser um atraso e tanto. 

Isso porque uma startup é o futuro da economia e, principalmente, da economia pessoal frente a um panorama de desemprego e instabilidade financeira. Ao passo que, ao mesmo tempo, é um modelo de negócios aberto a todo e qualquer tipo de investimento. 

Por este motivo, trouxe todas as informações sobre esse tipo de empresa que vem ganhando espaços, com exemplos sólidos e que são notáveis no mundo comercial. 

 

O que é uma startup? 

Em termos práticos, uma startup nada mais é do que somente uma empresa emergente que traz formas inovadoras de gestão e, também, de oferecimento do serviço, tendo em vista sempre a necessidade do cliente. 

Inclusive, essa tem sido uma das mais importantes características das startups: atender às principais necessidades dos clientes, sem burocracias, sem todas as dificuldades que você geralmente enfrenta nos outros locais que oferecem o mesmo serviço. 

Atualmente, vemos crescimento de empresas emergentes em todas as áreas, ainda mais as financeiras, que antes eram dominadas pelos bancos tradicionais 

 

Exemplos de startups bem sucedidas 

Como já foi dito, as startups são empresas abertas que trazem facilidades em todos os setores, os quais elas se destinarem, para oferecer uma nova forma de processos e de gestão do negócio em si. 

Pensar e construir novidades parece algo muito distante e até inalcançável, visto que você irá concorrer frente a frente com todos os empreendimentos mais tradicionais de seus nichos. 

No entanto, trouxe alguns exemplos para que você saiba exatamente quais são as possibilidades, tendo em vista que com esforço, dedicação e até com um pouco de teimosia você alcança os lugares mais altos. 

 

Nubank 

O Nubank tem sido uma das startups mais notáveis e cada vez mais inovadoras empresas de finanças, oferecendo cartões de crédito, conta digital e, mais atualmente, liberando até a função débito para os seus clientes. 

A missão dessa gigante do mercado é dar fim aos processos burocráticos para abertura de conta, contato com banco, sendo totalmente digital, e, principalmente, com rendimentos acima do mercado financeiro em geral. 

Criada em 2013, vem sendo um tipo de possibilidade muito interessante por parte dos clientes, o que, inclusive, forçou a criação de outras contas digitais pelos bancos tradicionais. 

 

Movile 

Movile também veio como uma das novidades do mercado e, principalmente, como um trabalho de marketplace, que vem sendo demandado por muitos clientes, e que encontra muitas formas de vendas. 

Com preparação de ambientes físicos e virtuais vem tomando conta do mercado, antes ocupado por mais de uma empresa, inclusive, o que facilita e muito o processo de adesão e também de controle de todos os processos. 

 

Desafios do processo 

Se você pensa em abrir uma startup, é preciso começar a avaliar o mercado, procurando algum serviço que você consegue oferecer de maneira pioneira e encontrar o mínimo de concorrentes na mesma situação. 

Mesmo assim, é preciso ainda inovar em todos os processos, e até pensar em formas de conseguir dar conta do que o seu público almeja, e, principalmente, conseguir o seu espaço até que se torne referência na área. 

Até que isso seja possível, você pode enfrentar algumas complicações para conseguir se estabelecer de maneira definitiva. 

Com os exemplos que foram trazidos, você precisa ter paciência com todos os desafios, para que consiga ter, então, um retorno importante no meio financeiro e dentro do seu nicho. 

Comentários