Você anda precisando de uma ajudinha extra na hora de organizar suas ideias?

Como você já deve saber, a organização é uma etapa essencial para conquistarmos qualquer coisa.

Seja para quem realiza um trabalho criativo, seja para começar um novo negócio, seja para colocar em prática seus objetivos e sonhos… ela é essencial!

E para te ajudar com essa tarefa tão importante, foi que escrevi o artigo de hoje. Descubra abaixo 7 formas de organizar suas ideias de forma eficaz.

 

  1. Lista de tarefas

A boa e velha lista de tarefas é uma das formas mais comuns de organizar as ideias. E é bem provável que você já tenha adotado essa ferramenta no passado.

No entanto, listas de tarefas, nem sempre funcionam. E o segredo é manter uma lista curta de tarefas para cada dia da semana. Dessa forma, você garante que, de fato, vai cumprir com o que precisa.

Uma boa dica é organizar, no final de semana, uma listinha curta para cada um dos dias da semana seguinte.

 

  1. Mapas mentais

Para quem prefere se organizar de maneira visual, os mapas mentais, sem dúvidas, estão entre as melhores formas de organizar suas ideias.

Eles consistem em diagramas, com palavras ou ainda, imagens. Que podem ser feitos à mão ou ainda usando ferramentas online.

A ideia é começar com uma ideia central. E aí, então, ir colocando ideias relacionadas ao redor dela. Essa é uma ótima ferramenta para ajudar no processo criativo e no brainstorming.

 

  1. Post its

Os post its também são uma ótima opção! Eles consistem naqueles bloquinhos coloridos e autocolantes.

Eles também são eficazes para o processo de brainstorming. Ou ainda, para organizar e deixar à vista ideias e informações que você não pode esquecer.

 

  1. Quadro branco

Essa também é uma ótima alternativa para quem gosta de organizar suas ideias de forma mais visual. Ter um quadro branco ou uma lousa em casa, pode ajudar bastante!

Ele também é ótimo para um daqueles momentos de brainstorming. Em que você começa a ter várias ideias e precisa anotar, para não esquecer.

 

  1. Caderninho de anotações

Talvez, você não saiba, mas há muitos escritores, artistas e empreendedores que não saem de casa sem um caderninho de anotações.

Ele é uma ótima forma de organizar suas ideias, principalmente, se você desenvolve um trabalho em que a criatividade faz parte da sua rotina! Afinal de contas, a gente nunca sabe quando aquela grande ideia vai aparecer, não é mesmo?

 

  1. Trello

O Trello é uma ferramenta que permite a criação de projetos, que são organizados por meio de quadros.

O mais legal é que dá para abrir diversos projetos, para diferentes áreas. E manter todas as informações relevantes bem organizadas, num único lugar.

 

  1. Evernote

O Evernote é um aplicativo que permite a criação e organização de notas e informações.

A interface dele é parecida com a de um e-mail. E nele, você pode organizar suas ideias em diferentes cadernos. Além de adicionar anexos e, até mesmo, colocar lembretes para datas específicas.

 

E você, já adota ou pretende adotar alguma dessas opções?

Acima, você descobriu 7 formas de organizar suas ideias. Com certeza, uma delas vai te ajudar!

Por isso, não perca tempo, escolha a que mais se adapta ao seu estilo e comece a se organizar para colocar os planos em prática. Espero que esse conteúdo possa te ajudar nessa tarefa tão importante.

E então, você já adota alguma dessas opções ou pretende começar a adotar? Divida sua experiência comigo e com os outros leitores do blog nos comentários abaixo.

Comentários