Quem utiliza as mídias sociais, sabe a dificuldade para aumentar o engajamento com o público, o que faz com que algumas pessoas busquem métodos pouco convencionais. 

Por isso, saber como utilizar essa importante ferramenta nos dias de hoje, faz toda a diferença. 

Sendo assim, decidi te dar algumas das mais importantes dicas de como utilizar melhor as suas mídias sociais, gerar um engajamento ideal e, finalmente, atingir o seu objetivo principal e ter um perfil de sucesso. Vamos lá? 

 

Como usar bem as mídias sociais 

As redes sociais são muito importantes para a maioria dos trabalhos que nós realizamos no nosso dia a dia, e isso se dá pelo alcance rápido e eficaz a um grande número de pessoas, independentemente de distâncias e até preferências. 

No entanto, é comum que você reflita sobre como utilizar as mídias a seu favor, e até avalie a frequência das postagens como o mais importante, apostando, inclusive, que quanto mais conteúdo, melhor, mas nem sempre é assim.

Para conseguir um maior engajamento, é preciso também ter algumas atitudes estratégicas, que, normalmente, são tão efetivas quanto a frequência das postagens. São essas dicas que vou te mostrar a seguir. 

 

Faça lives durante o dia 

Certamente, você já viu em sua rede social algumas pessoas realizando vídeos ao vivo, que são as conhecidas “lives”, e, por vezes, pode até se perguntar o motivo de se fazer isso. 

Essa é uma forma de engajar mais pessoas, já que ela depende da troca de comunicação entre quem realiza a live e quem assiste. 

É uma forma de estreitar os laços com o seu público e, mais do que isso, é também uma maneira de se fazer presente na plataforma em si. 

Escolha um horário, ou até um dia, para se dedicar a esse tipo de atividade, e, assim, fale sobre temas relacionados com o que você trabalha, abrindo espaço para o público tirar dúvidas e passar a te enxergar como uma referência. 

 

Mostre um pouco de sua rotina 

Parece um pouco estranho, mas outra forma de engajar um número maior de pessoas nas mídias sociais é, justamente, mostrar um pouco de sua rotina. 

Cuidado para não se expor mais do que o indicado. A ideia é mostrar um pouco de sua rotina de trabalho e as maneiras como você consegue trabalhar isso com o público. 

Uma rotina profissional costuma chamar a atenção. É isso o que a maioria dos influenciadores digitais faz. E por que eles possuem um bom resultado? Porque quem assiste quer se enxergar na rotina de quem produz o conteúdo e pensar, por exemplo, que aquela pessoa tem um estilo de vida semelhante ao dela.  

Coloque algumas postagens também relacionadas com sua rotina de trabalho para que as pessoas possam acompanhar seu dia a dia profissional. 

 

Aposte na economia da conexão 

Economia da conexão não é pagar menos na internet, muito menos seguir menos pessoas. Falei um pouco mais sobre o tema neste artigo aqui.

Mas, resumindo, essa economia da conexão consiste na escolha estratégica e correta de quem seguir. 

Não basta seguir qualquer pessoa e achar que vai dar certo, mas seguir pessoas influentes e que trabalham com informações de qualidade dentro da área. Pessoas que você se conecta verdadeiramente. 

Por isso, é muito importante saber quem seguir e como você pode fazer para que isso engaje mais pessoas dentro de suas redes sociais utilizadas. 

Trabalhar com mídias sociais demanda um tipo de trabalho muito bem direcionado, com o tipo de alcance muito mais determinado pelas estratégias que você tem. 

Para conseguir gerar um maior engajamento, lembre-se de ser sempre honesto com o seu público e de buscar aproximação, para que as pessoas se sintam mais conectadas e tenham uma relação mais direta com você e seu trabalho. 

Comentários