É comum que as pessoas subestimem o papel das coisas simples dentro de um negócio, principalmente na hora de pensar num produto novo. Afinal, o senso comum nos diz que quanto mais complicada é uma coisa, maior o valor que ela tem. Mas será que é isso mesmo?

Hoje vou apresentar para você uma estratégia de negócio crucial não apenas para o desenvolvimento de sua empresa, mas também para a criação de um produto inovador e aumento nos seus lucros.

No vídeo abaixo, eu vou explicar para você as diferenças marcantes entre algo simples e algo complicado, e mostrar como que essas diferenças podem impactar – muito! – no rendimento da empresa. Quer saber mais sobre? Assista o vídeo e continue nesse artigo!

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O papel do “simples” na hora de pensar no produto novo

O que a palavra “simples” lembra a você? Algo com pouca complexidade e que pode ser realizada em passos simples e curtos, certo?

Dentro de uma empresa, essa simplificação, seja do uso do produto, do processo de atendimento ou mesmo da venda em si, é diretamente refletido no sucesso da empresa e lucro no fim do mês.

Não é difícil imaginar o porquê. Afinal, diferente do que se pode imaginar, uma coisa simples é algo que já passou por um processo de otimização e vai realizar a mesma tarefa, só que passando por bem menos pontos do que uma coisa complexa precisaria passar.

Isso quer dizer que você vai resolver um problema do seu cliente de modo direto e simplificado, e isso estará refletido na experiência de seu cliente.

Enquanto isso, o processo “complexo” é simplesmente isso que o nome já diz. Complicado, demanda tempo e talvez exija muitas regras de uso e passos para funcionamento. Ele é muito interessante, de fato, mas apenas isso. Não gera resultados e não vende.

Ainda não está convencido? No tópico seguinte, confira um exemplo de como as coisas mais simples devem ser o ponto de partida de um produto inovador e negócio de sucesso.

O segredo para um produto inovador

Ter um produto inovador deve ser a estratégia de negócio de qualquer empresa que quer se destacar da concorrência e gerar mais lucro. Entretanto, criar um produto inovador demanda tempo, esforço e não é nada fácil.

Afinal, o que seria um produto inovador? Eu vou contar para você uma história real e que mostra exatamente como o “simples” é um ponto fundamental na criação dos produtos inovadores e base de uma empresa de sucesso.

Existe um filme chamado Joy: O nome do Sucesso que conta a história verídica de uma empreendedora que enxergou em uma necessidade simples do público, uma oportunidade para inovar.

Observando o uso do esfregão de chão, ela viu quão trabalhoso era precisar espremer manualmente o esfregão à todo momento, tornando o processo de limpeza muito mais complicado e lento do que deveria ser.

O que ela resolveu fazer? Ela criou um esfregão que se espreme sozinho com apenas um passo simples, rápido e eficiente. Com essa ideia e conhecimento para criar a tecnologia necessária – ainda que ela seja, na verdade, muito simples -, a jovem ascendeu como uma empreendedora de sucesso e vendeu para o mundo todo!

Aqui está o ponto que quero te mostrar. A ideia não foi construir, por exemplo, um esfregão super complexo em que, seguindo milhares de passos, você alcançasse a limpeza perfeita. Essa ideia é interessante, mas não é nada eficiente e não gera resultado!

Ao contrário disso, simplificar ainda mais um processo de limpeza, tornando o esfregão um objeto ainda mais simples e rápido de usar, foi o segredo para vender e criar um produto inovador.

Ao pensar num produto novo, deixe de lado as ideias complexas e comece a pensar em formas de transformar toda essa complexidade em algo simples.
Sim, isso não é nada fácil e vai te exigir alguns dias de planejamento e briefing, mas você será recompensado com um alto resultado no fim de todo o processo!

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