O local que os publicitários habitam diariamente parece ser um mundo à parte, não é mesmo? Em volta dos escritórios estilosos, cheios de portas de vidro e pinturas na parede é difícil de entender como funcionam os principais departamentos de uma agência de publicidade.

Afinal, o que é o tal planejamento? Quem é esse DA que tanto falam e por que precisam de tantas pessoas na área de atendimento?

Essas são apenas algumas das perguntas que eu vou responder neste artigo! Então, se você sempre teve curiosidade sobre o assunto, acompanhe!

Quais são e como funcionam os principais departamentos de uma agência de publicidade?

A sequência da entrada de qualquer projeto em uma agência nem sempre é a mesma, mas existe uma “fórmula” que é a mais usada. É sobre ela que falarei agora:

O atendimento

Depois da prospecção, o atendimento é a primeira etapa de um projeto na agência.

É do pessoal de atendimento — às vezes chamados de executivos de contas — a responsabilidade sobre o contato direto com o cliente, ou seja, eles são os que conhecem melhor o projeto.

Eles precisam coordenar os desejos e expectativas com o trabalho na agência, além de supervisionar os resultados a fim de entregar sempre o melhor.

Planejamento

Em conjunto com a equipe de criação, eles planejam os passos do projeto.

São eles os profissionais que precisam ter a noção estratégica e os conhecimentos sobre as pesquisas de mercado, neuromarketing, melhores possibilidades de divulgação, etc.

Na mão deles cai o briefing do atendimento com tudo o que é esperado, e eles filtram por necessidade.

É do planejamento também a responsabilidade de analisar pela primeira vez a verba disponível para a viabilização do projeto.

Mídia

Estes profissionais são os que vão entrar em contato com jornais, revistas, televisão e outros meios para fechar contrato e divulgar um possível projeto publicitário.

Eles são responsáveis pelo plano de inserção de mídia, por exemplo, e precisam ter bons contatos, além da visibilidade da comunicação como um todo.

Criação

Junto com o pessoal de planejamento, eles são os que vão virar a noite na agência (quem nunca?)!

É nessa mesa que sentam os famosos DAs (diretores de arte), os redatores, e também o diretor de criação, que coordena as produções e dá o OK final.

Ser um criativo exige MUITO MAIS do que a criatividade propriamente dita, e o conhecimento preciso da área e das ferramentas é essencial.

Embora exista uma diferença entre um redator publicitário e um copywriter, é aqui que os profissionais de copywriting se encaixam!

Produção

Criação aprovada? Hora de levar TUDO isso para a realidade! Este é o trabalho da produção.

Imagine que a agência está produzindo um evento de final de ano para uma empresa. Com tudo pronto e aprovado, a produção precisa organizar os prazos, fazer as ligações necessárias, contratar garçons, buffet… SIM! É MUITA coisa.

Porém, normalmente é nesse momento que a agência se une para, acima de tudo, FAZER ACONTECER!

Sabe aquela pessoa que você vê em uma festa grande e está de camisa, andando rápido pra lá e pra cá com um microfone? Provavelmente ela é de produção!

Gostou de saber mais sobre os principais departamentos de uma agência de publicidade? Para mais artigos como este, confira o blog da SBCopy!

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