Hoje vou te contar uma história que diz muito sobre minha carreira como copywriter, mas pode te dar algumas pistas do melhor caminho a seguir na hora de começar um negócio digital até mesmo expandir a sua empresa.

Por muito tempo, eu quis fazer tudo sozinho. Nem consigo te explicar exatamente o porquê, mas eu sentia vontade de ser o único de referência no mercado e achava que as coisas sairiam melhor se fossem do meu jeito.

Não à toa, eu simplesmente não crescia. Eu conseguia clientes, tinha meu destaque, mas não saia do lugar. As coisas pareciam presas, estagnadas.

Foi então que eu aprendi uma lição importantíssima para quem quer começar um negócio digital e aprender marketing. Essa minha experiência, você pode conferir no meu vídeo abaixo e também lendo este artigo. Me acompanhe!

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Andar sozinho me impedia de crescer

Quando passei a interagir com grupos de empreendedores digitais, eu percebi que o que me impedia de crescer era minha tentativa de fazer tudo sozinho.

Quando você se sobrecarrega de funções e tenta desenvolver toda a ideia sozinho, naturalmente, ficará ansioso, terá muita coisa em que pensar,  tomará decisões precipitadas e, na pior das hipóteses, pode até desistir da ideia.

Isso é normal e é possível que você conheça ao menos uma pessoa que tinha uma grande ideia na mão, mas não conseguiu desenvolver por uma série de fatores.

Você tem toda a possibilidade de sucesso com aquela ideia, mas falta alguma coisa que te mantém estagnado. Isso é  um dos grandes problemas para quem quer começar um negócio digital, ou até já tem um.

Mas é algo fácil de resolver quando não se está sozinho. Assistir vídeos como esse que você está vendo agora pode servir de grande ajuda para você inicialmente. Porém, não substitui o papel que os grupos e outros relacionamentos podem ter. E eu vou te explicar porque.

O boom do meu negócio só começou depois que me cerquei de pessoas

Eu já contei essa história aqui, mas nem sempre eu trabalhei com meus próprios produtos digitais. Eu sabia perfeitamente vender os produtos de outras pessoas, mas não conseguia colocar nenhuma de minhas próprias ideias de produtos em prática.

Até que participei de um treinamento com Conrado Adolpho e me vi cercado de pessoas que estavam ali com o mesmo objetivo. Eu já sabia tudo que o Conrado estava dizendo ali, mas aquele apoio das pessoas, aquele sentimento de que todos estavam me apoiando, fez uma diferença imensa.

Foi ali, simplesmente, que eu comecei a ganhar dinheiro de verdade com um negócio digital. Esse é um dos segredos para aprender marketing digital, afinal.

Há um ditado que diz “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. Eu passei a acreditar muito nisso depois dessa minha experiência, e hoje participo de 2 grupos de empreendedores.

É o que recomendo a você, que quer começar um negócio digital, ou até mesmo criar seu primeiro infoproduto, a fazer também. Mas, além disso, ter um mentor também é importante.

Um mentor é essencial para que você tome o melhor caminho

O relacionamento com outros empreendedores é, de fato, imprescindível. Naquele espaço, você pode trocar ideias, pedir opiniões e aprender com a experiência de pessoas similares a você.

Mas um mentor também tem um papel importante na hora de aprender marketing digital e aplicar o melhor caminho para o negócio. Eu, por exemplo, tenho uma série de mentores.

Tenho aqueles mentores que tenho contato apenas por via digital, através de seus vídeos e conteúdos que eles divulgam. Mas também tenho alguns mentores que considero pontos referenciais e nutro uma relação muito mais próxima.

Com eles, tiro dúvidas e até mesmo peço opiniões, algum tipo de luz que me ajude a lidar melhor com algum produto que eu esteja produzindo.

Se você começar a escolher seus mentores, e escolher um que seja mais próximo a você, posso garantir que sentirá em pouco tempo a diferença.

Afinal, com alguém te apoiando, decidir algo se torna muito menos angustiante. Se há alguém te ajudando a pensar sobre seu negócio, você não precisa ficar tão ansioso com aquilo. E isso te ajuda a gerenciar melhor ou começar um negócio digital.

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