Todo empreendedor sabe que conhecer o seu cliente ideal é uma peça fundamental para um marketing e estratégia de comunicação eficientes. Mas será que você conhece o seu cliente o suficiente?

Apesar dessa já ser uma regra dentro do marketing, nem todo empreendedor tem noção da importância que tem você conhecer um cliente ideal à fundo. Mais do que apenas saber sua idade ou sexo, você precisa entrar na cabeça dele para fazer seu marketing dar certo.

Quer descobrir como? Assista meu vídeo e continue lendo esse artigo para entender como otimizar sua estratégia de comunicação e tornar seu marketing efetivo.

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1- Nível demográfico

Quando eu pergunto para um empresário qual o seu cliente ideal, muitos deles me respondem com “é homem, tem 35 anos, mora em São Paulo e ganha R$ 5 mil por mês”, e param aqui.

Esse reconhecimento demográfico da persona é fundamental, sim, para uma estratégia de comunicação bem elaborada. No entanto, nem de longe é a única determinante do marketing.

Na verdade, saber que seu cliente ideal é um homem e mora em São Paulo não te ajuda muito a produzir um conteúdo focado em um público específico. Afinal, existe uma variedade imensa de homens de 35 que moram em São Paulo, e cada parte desse público tem seus próprios interesses.

Para ter um marketing eficiente, você precisa ir mais longe. Me acompanhe que você vai descobrir os outros 2 níveis do cliente ideal que você precisa conhecer para montar uma boa estratégia de comunicação.

2- Nível Comportamental

Além do nível demográfico, conhecer também o que o seu cliente ideal faz e o que ele é, é fundamental. É aqui que você vai começar realmente a afunilar sua comunicação e atingir mais diretamente o público que realmente quer para seu negócio.

Você precisa entender se o seu cliente ideal é extrovertido ou introvertido, se ele faz atividades físicas ou não. Saber desses detalhes, te permite criar uma comunicação tão personalizada, que o cliente ideal passará a prestar atenção em você.

Como já disse em alguns outros artigos, o seu cliente ideal não quer ouvir coisas que não são do estrito interesse dele. Se você falar de esporte para alguém sedentário, por exemplo, é lógico que ele não prestará atenção no que você está dizendo, porque não há um interesse inicial ali.

3- Nível psicológico

Quando você conhece seu cliente ideal nesse nível, pode ter certeza que está seguindo o caminho certo para um marketing eficiente. Com os outros 2 níveis, você já sabe onde seu público está e o que ele é. Aqui, você entende profundamente as dores do seu cliente.

Ou seja, você reconhece até mesmo as coisas que o cliente ideal não fala para ninguém, aquilo que ele esconde ou não tem coragem de dizer.

As dores psicológicas do público, que pode ser até mesmo o fato de não conseguir fazer algo, é o que define de verdade o tom do marketing e da estratégia de comunicação.

Nesse ponto, você entende não apenas os problemas que seu cliente tem, mas também sabe o que você pode fazer para ajudá-lo. E mostra isso para ele através do marketing!

Com esse nível de conhecimento, você é capaz de criar uma estratégia de comunicação tão eficiente, que a conversão em vendas e fidelização de cliente chega em outro patamar.
Invista nisso agora mesmo, faça pesquisas, procure entender o cliente ideal da empresa, e certamente isso será decisivo para a eficácia do marketing e de sua estratégia de comunicação.

CTA Copy Express - Cliente ideal: 3 níveis de conhecimento que você precisa ter

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