Todos nós sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e acirrado. Manter seu cliente nesse cenário pode ser um verdadeiro desafio! Aprender o que é marketing de relacionamento e aplicar esse conceito pode ser a chave para seu negócio dar certo.

Você já deve estar se perguntando como é que esse tal de marketing de relacionamento pode ser a salvação para todos os seus problema, certo? Vem comigo que eu te explico!

Entendendo o que é marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma das muitas estratégias de negócio existentes para te ajudar a administrar. É um conjunto de ações que são pensadas para conquistar e fidelizar o seu cliente!

Cada uma dessas ações tem como objetivo desenvolver um relacionamento positivo e duradouro com seu público. A máxima desse conceito é fazer com que ele realmente acredite no seu produto.

Em longo prazo, o objetivo final é transformar esse cliente fiel em um defensor da marca. Inconscientemente, esse público vai passar a recomendar e advogar pelo seu produto.

Isso acontece porque ele confia em você! Que responsabilidade, hein?

 O processo 

Se você chegou aqui deve estar pensando: “Ok, Rafael, eu entendi o que é o marketing de relacionamento, mas como eu faço para implantar isso no meu negócio?”.

A resposta para essa pergunta pode ser extensa.

Na verdade, existem várias formas de desenvolver essa relação positiva com o seu cliente, mas uma das mais importantes é a partir dos canais de relacionamento da sua empresa.

O SAC e o SAC 2.0 são maneiras simples de impulsionar sua estratégia de marketing de relacionamento. É a partir desses canais que o cliente faz contato com você. Já parou para pensar na importância disso?

Deixe o atendimento robotizado de lado e desenvolva um manual de linguagem atraente para seu público-alvo! Responda rapidamente e faça todo o possível para resolver as questões de seus clientes. Afinal, o cliente tem sempre razão, lembra?

Cultura da empresa 

O marketing de relacionamento começa com processos internos. Seus funcionários têm que acreditar na marca tanto quanto seus clientes!

Você já deve ter visto por aí um colaborador que realmente veste a camisa da empresa em que trabalha. O seu negócio precisa disso! Faça seu funcionário se sentir valorizado e representado. Ele mesmo acabará advogando pelo seu produto.

Agora que você já entendeu o que é marketing de relacionamento, leia um pouco sobre estratégias de vendas. Elas podem te ajudar bastante!

 

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