A maioria dos empreendedores reconhecem alguns dos atributos que influenciam no preço de um produto, mas nem todos se dão conta da importância de incluir esses 4 pontos que eu vou contar para você neste artigo.

A sua estratégia de comunicação é crucial para o desenvolvimento de qualquer empresa, e deve ser pensada sempre com muita seriedade. Apesar disso, a maioria das pessoas nem pensa em incluir no valor do produto alguns dos investimentos mais importantes para fazer a comunicação dar certo.

Se você quer entender melhor os 4 pontos que também devem influenciar no orçamento da empresa, assista o meu vídeo abaixo e continue lendo o artigo, onde explico com mais detalhes o porquê de você levar isso em consideração na hora de pensar no preço do seu produto.  

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1. Custo para adquirir cliente

Todo empresário sabe que um dos grandes desafios de qualquer negócio é conseguir novos clientes. Afinal, convencer alguém a comprar em sua mão, principalmente quando ela não conhece nada de sua marca, é difícil e exige esforços extras no quesito estratégia de comunicação.

Na hora de colocar o preço em qualquer produto de sua empresa, você deve pensar com cuidado nos custos que tem para adquirir um novo cliente. Esse valor precisa estar diluido no valor do produto, de forma que você tenha capital para fazer investimentos e otimizar sua estratégia de comunicação.

Para alcançar esse número de forma mais prática, basta que você faça os cálculos de quanto que sua equipe de marketing e comunicação gastam para atrair novos clientes. Seja através de divulgação online ou física, tudo deve ser contabilizado.

2. Gastos para fidelizar o cliente

Não há dúvidas de que é muito mais fácil manter um cliente, do que procurar continuamente por clientes novos. Apesar de ser obrigatório que você se preocupe em alcançar continuamente novos clientes, é ainda mais fundamental que você consiga mantê-los perto de sua empresa.

A arte de fidelizar clientes nem sempre é simples, mas dá bons resultados. Por isso, inclua no valor do seu produto um custo referente à investimentos relacionados à manutenção do seu cliente.

O que é necessário para fidelizar cliente? O que você pode fazer para que alguém que comprou uma vez na empresa decida comprar ali outras vezes? Muitas vezes, pequenos gestos, como o ato de enviar e-mails com alguma periodicidade, já é o bastante para fidelizar o cliente e mantê-lo com sua empresa pelos próximos meses ou anos.

3. Surpreender seu cliente

Esse também é um passo fundamental para não só fidelizar clientes, mas também fazê-los lembrar de sua empresa de uma forma muito positiva. Assim como o custo para fidelizar clientes, é importante que você também coloque no preço do produto uma pequena soma reservada para investimentos desse tipo.

Assim, você conseguirá entregar com regularidade algumas surpresas para os clientes. Pode ser um pequeno presente enviado diretamente para o endereço da pessoa, algo que faça ela sentir que a sua empresa lembra dela.

4. Multiplicar seus clientes

Uma forma fácil de conseguir clientes, é através de outros compradores já fidelizados por você. Além de diminuir o custo na hora de adquirir novos compradores, essa também é uma maneira de trabalhar ainda mais com a fidelização de clientes já próximos.

E isso não é muito difícil de fazer, mas exige algum investimento. Por isso, não hesite em acrescentar no preço do produto uma variável que te permita investir na multiplicação de clientes.

Essa é uma estratégia de negócio muito utilizada por escolas de idiomas, inclusive. Ao invés de sempre investir em conseguir clientes do nada, elas oferecem descontos razoáveis para estudantes que indicam amigos e vizinhos para a empresa.
Está pronto para otimizar sua estratégia de negócio e transformar o orçamento da empresa? Pense em investimentos para conseguir clientes e acrescente no valor do produto estas 4 variáveis que apresentei para você. Com certeza você sentirá a diferença!

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