Contar com uma presença virtual de peso é essencial no mundo moderno. O webwriting faz parte disso.

Em poucas palavras, webwriting é produzir conteúdo de maneira específica para o ambiente digital.

Afinal, escrever para mídias físicas não é a mesma coisa que escrever para mídias on-line, não é mesmo?

Porém, webwriting não se trata apenas de escrever artigos, mas também de gravar vídeos, podcasts ou qualquer outro tipo de conteúdo.

“Ué, Rafael, por que o digital e o on-line são tão diferentes?”

Você acaba de tocar no ponto mais importante! A diferença é o objetivo.

Escrever para o digital reúne um conjunto de técnicas bastante específicas. Ao longo deste artigo você vai aprender todas elas!

As características do webwriting

Um webwriting de sucesso faz com que os usuários tenham vontade de ler o que você tem a dizer.

É o casamento entre parágrafos menores, títulos explicativos, frases curtas, linguagem simples,  proximidade com o leitor e, o mais importante de tudo, SEO.

Sim. SEO.

Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. As técnicas especialmente desenvolvidas para fazer o seu site estar em uma boa colocação nos sites buscadores, como Google e Yahoo.

Escolher as palavras-chave corretamente e colocá-las nos locais certos dentro de seu texto são apenas algumas das características.

Preciso lembrar à vocês que existem questões técnicas envolvidas na produção de bons textos de webwriting.

Não se trata apenas de sua habilidade em escrever bem, mas também de seu conhecimento de técnicas de otimização de textos.

O que o webwriting tem a ver com o copywriting?

Bom, existem duas formas de relacionar o webwriting com o copywriting.

A primeira delas é bastante óbvia, na verdade. Ao desenvolver um de seus trabalhos como copywriter, você sabe onde serão veiculados e com quais objetivos.

Se o meio de divulgação for a web, usar o webwriting a seu favor pode alavancar seus resultados!

Estude e utilize as dicas que dei neste texto e faça mágica!

Outra forma de relacionar os dois tipos de escrita é por meio da persuasão.

Nós somos frequentemente bombardeados de novas informações na internet, certo?

Se você escreve conteúdos otimizados para o on-line, saiba que pode se valer muito de algumas técnicas específicas de copywriting.

Eu vejo a implementação de elementos persuasivos praticamente uma obrigação em textos de webwriting.

Afinal, você precisa prender o leitor naquela determinada página por alguma razão e é muito mais fácil fazer isso se você for capaz de persuadi-lo de alguma forma. Sucesso!

Se você gostou desse artigo, que tal ler mais alguns outros no blog da SBCopy?

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