Se você me acompanha aqui no blog da SBCopy, já deve saber que copywriting é o futuro para os mais diversos segmentos, não é mesmo? Hoje vou falar sobre uma área específica: a de redator publicitário.

Para entender a razão pela qual o redator publicitário ideal da atualidade é o copywriter, primeiro é preciso compreender o que a profissão faz, essencialmente.

“Ah, Rafael, eles criam campanhas publicitárias. É óbvio”.

Nada disso, o trabalho desse tipo de redator vai muito além de criar campanhas. É preciso encontrar um significado verdadeiro para o conteúdo que será veiculado.

O velho e o novo redator

O redator cria um conceito criativo, muito além do que está sendo mostrado em determinada peça. Ele pensa na comunicação mais assertiva possível para o público-alvo daquela marca ou produto.

A maior diferença é que nos dias de hoje, o redator publicitário não visa uma venda instantânea. Essa é a principal diferença entre ele e o copywriter.

Quem trabalha com copywriting visa resultados imediatos que, além de tudo, possam ser mensurados.

O mercado no momento em que vivemos mudou muito e, hoje, é preciso que o redator publicitário se aproxime cada vez mais do copywriter.

É claro que isso não significa que as duas profissões vão se fundir, e sim que uma vai tomar algumas características da outra para tornar o trabalho mais assertivo e otimizado.

É o futuro.

A publicidade não visa mais os mesmos objetivos do passado e quer, cada vez mais, o que o profissional de copywriting oferece: vendas e resultados.

As características em comum entre o redator publicitário e o copywriter

Ambas as profissões já contam, essencialmente, com algumas características em comum. É preciso ser:

criativo;
gostar de ler e escrever;
ter repertório;
entender a mente do consumidor.

Se você tem essas características em sua personalidade, pode ser tanto um redator publicitário quanto um copywriter.

Na verdade, os termos são comumente confundidos. Porém, essa confusão acontece devido ao nome que ambas as profissões recebem na língua inglesa.

Advertising agency copywriter é o que nós conhecemos aqui como o redator publicitário.

Já o direct-response copywriter é a profissão de copywriter como conhecemos aqui no Brasil.

Agora tudo ficou mais claro, não é mesmo?

Para saber mais sobre copywriting e suas técnicas continue acompanhando o blog da SBCopy!

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