No Brasil, muitas pessoas ainda desconhecem a profissão de copywriter. Digo isso com certa propriedade pois estou nessa área há mais de cinco anos e recebo muitas dúvidas sobre o que faço.

Uma confusão comum, por exemplo, é entre os termos copywriter e copyright. Apesar de terem pouco a ver um com o outro, nem todo mundo consegue diferenciar. E se você também não sabe bem a diferença entre eles, fica tranquilo que eu explico melhor o significado de cada um.

Significado de Copyright e Copywriter

A palavra copyright tem a ver com direitos autorais. Ela é usada para dizer que o criador de um trabalho, seja ele artístico, literário ou científico, tem o direito exclusivo de uso da sua criação. Ou seja, o copyright impede que uma obra seja usada sem a autorização prévia do responsável por ela.

Já o copywriter, por outro lado, é o profissional de marketing que escreve utilizando uma comunicação extremamente persuasiva com foco em vendas. A técnica usada é chamada de copywriting.

Ainda não deu para entender?

Simplificando, o copywriter é aquele profissional que domina a arte e ciência de criar uma comunicação que faz as pessoas agirem. E esse agir pode ser desde fazer as pessoas clicarem em um botão ou até comprarem uma casa!

Por isso, cada frase, palavra e pontuação usadas em uma comunicação são minuciosamente pensadas, com a intenção de provocar no público desejado uma vontade de comprar.

E por que as pessoas confundem copyright com copywriter?

Pelo que percebo, a confusão entre copyright e copywriter acontece por causa da pronúncia dos dois termos que é muito parecida e também porque as pessoas não conhecem a maneira como essas palavras são escritas.

Mas depois dessa explicação, não dá mesmo para confundir, né?

 Entendi, gostei e quero me tornar um Copywriter. Como faço?

Eu não me tornei um profissional renomado do dia para a noite. Quem acompanha meu trabalho sabe que me dedico a pesquisar sobre a área e sempre busco novas técnicas. Por isso, se você também quer ingressar nesse segmento, vai precisar investir em cursos de copywriting e estudar muito.

Além disso, preciso dizer que ser copywriter não é para qualquer um. É preciso gostar de ler, escrever e não ter preguiça.

Apesar do esforço necessário, posso garantir que é uma profissão bastante gratificante. Para se ter uma ideia, um bom profissional pode ganhar de R$ 5 mil a R$50 mil por mês.

Impressionante, não acha?

Se você está decidido a ingressar na área, te convido a ler mais sobre como ser um profissional de copywriting e descobrir se a arte é mesmo para você!

Comentários