Você já sabe que o copywriting surgiu no Brasil há apenas alguns anos, não é? Apesar disso, a ideia e as técnicas por trás dele são, na verdade, milenares!
Essa técnica de comunicação é ÚNICA, e para conseguir alcançar os seus objetivos é preciso ter — ou, pelo menos, desenvolver — algumas copywriting skills, ou seja, algumas habilidades específicas.
O copywriting está resumido, basicamente, a cinco passos:
- chamar a atenção do público;
- criar uma conexão com ele;
- mostrar um problema que o mesmo tem;
- evidenciar a solução;
- fazer uma oferta.
Sem as copywriting skills adequadas, será difícil alcançar seus objetivos. Confira quais são e comece agora mesmo a desenvolvê-las!
Copywriting skills: persuasão
A persuasão é uma técnica e uma habilidade. É a essência do copywriting, ou seja, se você não souber, não vai fazer boas copys.
“Ah, Rafael, como eu aprendo técnicas de persuasão?”
Simples, estude muito até compreender qual o sentido de tudo isso. É preciso saber que persuadir não significa manipular, e sim CONVENCER.
Existem pessoas que são naturalmente mais persuasivas que outras, e se você não for uma delas, não se preocupe. Dedicando-se ao estudo das técnicas e também de um pouco de oratória, você vai conseguir chegar lá!
Conhecimento é o segredo! Para usar as técnicas de persuasão, você precisa REALMENTE saber o que está falando, de forma que ninguém duvide de sua expertise em determinado tema.
Copywriting skills: criatividade
A persuasão é a alma do copywriting, mas o que seria dele sem a criatividade intrínseca aos bons profissionais da área? Exatamente. Nada.
A ideia central deste tópico é que não basta ser uma pessoa persuasiva, que sabe como convencer as pessoas ao seu redor, se suas copys são previsíveis e fracas. Não existe nada pior do que um trabalho mal feito!
Para conseguir gerar aquela venda ou qualquer outra ação necessária, você não pode ser previsível.
Não adianta nada dizer o que seu público já sabe.. Eles nunca vão achar que precisam daquilo que você está oferecendo se não enxergarem valor em sua proposta, e é aí que entra a criatividade!
É o copywriter que precisa pensar em maneiras de fazer aquela pessoa olhar de uma nova forma para o seu produto.
Gostou de saber quais são as habilidades necessárias para ser um bom copywriter? Continue acompanhando o blog da SBCopy para continuar sempre por dentro das novidades!