Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que existe uma grande diferença entre o advertising copywriter e um redator publicitário, não é mesmo?

Porém, caso não saiba, não se preocupe. Eu te explico!

Realmente, os serviços prestados por ambos são bastante semelhantes, mas existe uma diferença realmente gritante: o resultado.

O foco de um advertising copywriter é conseguir resultados através de um material realmente persuasivo. Cada palavra que o copywriter escreve tem o objetivo claro de gerar uma ação imediata como resposta.

Esse não, geralmente, é o foco de um redator publicitário, que busca uma representação assertiva de determinada marca ou produto, mas não foca em alcançar objetivos de forma ágil.

Quando você consegue mensurar os seus resultados, fica muito mais fácil mostrar para o cliente o retorno financeiro gerado pelo seu trabalho.

Dicas para ser um advertising copywriter 

Hoje eu separei para vocês algumas boas dicas para ser um advertising copywriter de excelência! Confira!

1. Conheça seu público-alvo

Essa pode parecer uma dica manjada, mas é a raiz de todo o seu trabalho como copywriter.

Conhecer profundamente quem é o seu público é simplesmente OBRIGATÓRIO.

Não deixe uma boa pesquisa de lado e jamais acredite que você não precisa dela ou que já sabe demais.

Existe sempre a possibilidade de entender um pouco mais sobre as nuances daquele público e alcançar um ponto específico que não tinha conhecimento antes!

2. Tenha boas referências

Contar com uma boa bagagem de referências ricas e diversas é importantíssimo para conseguir criar peças interessantes e “fora da caixinha”.

Além de tornar o seu processo de desenvolvimento muito mais fluido, suas referências servirão como uma espécie de combustível para o seu conteúdo!

Ao ter contato com vários pontos de vista diferentes é possível criar conexões e estabelecer ligações entre informações nada óbvias ou previsíveis, entende?

3. Não é sobre COMO, é sobre O QUE 

Esse ponto é MUITO importante, pessoal.

Tanto copywriters, quanto redatores publicitários esquecem disso.

O conteúdo, ou seja, a essência daquilo que você está passando naquela peça é o mais importante.

É claro que a linguagem deve ser adequada, porque uma coisa não anula a outra, mas de nada adianta saber com quem você está falando se O QUE você estiver dizendo não for relevante o suficiente.

4. Não seja óbvio demais

Você já deve saber que existem várias estratégias que já estão manjadas demais, não é?

Tanto para o consumidor, quanto para os outros profissionais da área, a obviedade e o lugar comum não são nada positivos.

Isso não significa que você precisa ser super criativo e criar coisas que ninguém nunca viu, mas tente sempre pensar em abordagens diferentes e outras maneiras de tratar um determinado assunto.

5.  Chame a atenção 

Se você consegue seguir todas as dicas que eu dei aqui em cima, não deve ser difícil chamar a atenção do seu público-alvo.

Reflita sobre as pessoas que você quer alcançar com aquela peça e entre em suas cabeças!  Você sabia que, na verdade, você nunca foi responsável, voluntariamente, por uma decisão de compra? Isso é neuromarketing!

Como se tornar um advertising copywriter

Eu tenho uma ótima notícia para você: qualquer um pode se tornar um advertising copywriter!

“Ah, Rafael, mas eu não tenho formação em publicidade ou algo do gênero…”

Não se preocupe, não é preciso!

Vou te dar duas boas dicas para se dar bem nesse meio e se tornar um advertising copywriter de sucesso!

1. Faça cursos para se tornar um copywriter profissional 

Se especializar é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo.

Existem cursos disponíveis no mercado para quem busca se tornar um copywriter profissional, como o CopywritingPro, aqui na SBCopy!

Diferente de tudo aquilo que está disponível no mercado hoje, esse curso profissionaliza qualquer um que deseje entrar no universo do copywriting.

Durante o curso você será introduzido às mais modernas e assertivas técnicas de persuasão e influência.

E vou contar um segredo: há algum tempo, aprender esse tipo de técnica era um benefício reservado para um seleto grupo de profissionais.

Os “donos” das estratégias nunca quiseram que elas fossem difundidas, mas agora isso acabou! Qualquer um que se inscrever pode desenvolver essas habilidades!

Diferente de outros cursos disponíveis nos dias de hoje, nós te ensinamos a pensar da mesma forma que os copywriters de maior sucesso do mundo pensam!

O melhor de tudo é que quando você concluir todos os módulos, não vai ganhar apenas um certificado, mas DOIS!

Isso mesmo, você estará habilitado tanto como um copywriter profissional, quanto como um expert em influência e persuasão. Que tal?

2. Monte um portfólio com suas peças

Montar um portfólio com as suas produções de advertising copywriter é essencial para conseguir bons trabalhos da área.

Reúna tudo de maneira interessante e será fácil conseguir os melhores jobs!

Quer saber mais sobre o universo do copywriting? Continue acompanhando o blog da SBCopy!

Comentários