Fazer uma boa copy exige, principalmente, domínio das técnicas de texto persuasivo. No entanto, embora a prática e a criatividade sejam importantes, podemos sempre contar com a ajuda de algumas ferramentas de copywriting.

Seja para melhorar alguns pontos do texto, descobrir imagens ou garantir que sua copy realmente não existe (ainda), essas ferramentas podem fazer seu trabalho ficar muito mais refinado.

Você pode aproveitar as funcionalidades de diversas maneiras, e por isso hoje eu separei uma lista de algumas das principais ferramentas que podem ser úteis para o trabalho de um copywriter. Confira!

Ferramentas de copywriting com foco na escrita

Existem opções de ferramentas de copywriting que podem ser muito úteis para situações específicas, e como o principal ponto de uma boa copy é a escrita, começaremos pelas que trabalham justamente com isso.

Copyscape

Se você for um digital copywriter, o Copyscape é crucial para que você tenha certeza de que está explorando algo único.

Pelo site, você pode verificar se a página onde está a sua copy é igual, em algum aspecto, a outra página da internet. Se for, você poderá olhar a duplicata e não fazer da mesma maneira, assim terá mais chances de sucesso com seus textos.

Por outro lado, o Copyscape também é útil se você desconfia que alguém anda COPIANDO o seu conteúdo!

Adicione uma página com um texto de sua autoria no Copyscape e verifique se há cópias. Analise-as, e se achar que realmente é algo feito de má fé, poderá questionar com provas.

Word Counter

Ler um texto com palavras repetidas pode ser muito cansativo, não é? E o pior é que às vezes nem percebemos que estamos sendo repetitivos durante a escrita.

Quando você usa o Wordcounter, isso é evitado, pois o programa divide sua copy em palavras e conta quantas vezes você utilizou cada uma e as ordena das que foram mais usadas para as que foram menos.

Ah, ele também é um ótimo contador de palavras-chave. Vale a pena experimentar!

Sinônimos

Utilizou o Word Counter e percebeu que algo está muito repetido? Este site brasileiro pode ajudar.

É só digitar a palavra que deseja e ele oferece diversos sinônimos para que você possa variar no texto. Incrível, não?

Melhores ferramentas de copywriting para imagens

Todo o copywriter sabe que, às vezes, achar uma boa imagem que possa ser utilizada leva tempo.

Para não gastar muito comprando-as, é importante conhecer alguns caminhos alternativos.

Por isso, veja abaixo a minha seleção dos melhores bancos de imagem:

  • Pixabay: grande variedade de imagens, mas alguns temas podem ser difíceis de encontrar;
  • Flickr: imagens com qualidade inquestionável. É fácil creditar o autor e existem diversas opções totalmente gratuitas;
  • Unsplash: exige login, mas é gratuito e a interface faz com que seja muito simples achar qualquer imagem;
  • Freepik: boas imagens, embora você precise dar o crédito para algumas.

Gostou das dicas sobre as ferramentas para copywriting? Você encontra muito mais no blog da SBCopy!

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