Já me perguntaram muitas vezes como fazer para tornar-se um freelance copywriter, então resolvi escrever este artigo com dicas para ajudar quem quer entrar na carreira!

Falarei sobre aquilo que aprendi e vivi, e embora para mim possa ser diferente do que será ou é para você, com certeza poderá aproveitar várias das dicas que darei aqui para melhorar seu trabalho.

Pegue papel e caneta e confira!

Por que se tornar um freelance copywriter?

Como em todas as profissões, sempre existe o questionamento do porquê fazer isso ou aquilo, se é a escolha certa ou perda de tempo e outras dúvidas.

Porém, o que posso garantir é que se você sabe o que é copywriting e decidiu ler este texto, provavelmente já tem uma ideia das vantagens que fazem parte deste trabalho, certo?

Existem diversos benefícios na profissão, e talvez você nem tenha pensado em alguns. Veja:

Acessibilidade

Já disse muitas vezes aqui no blog que o mercado de copywriting carece de bons profissionais. Por isso, principalmente no país, essa carreira é uma ótima maneira de entrar em um ramo que, hoje, ainda tem pouca competitividade diante de outros.

Sabemos que o mercado de comunicação em geral está difícil e saturado, por isso, investir seu tempo e estudo em algo que possa lhe dar um bom futuro é uma ideia interessante.

Você não precisa de experiência prévia, equipamentos específicos nem nada muito caro. Um celular e um computador que funcione bem somente para escrever já são suficientes.

Flexibilidade

Um freelance copywriter tem a vantagem de estar livre para percorrer seus caminhos, e também de equilibrar seu trabalho com outros momentos, seja com a família ou amigos, como desejar.

Pense que legal é poder fazer seus textos em sua cafeteria preferida, no quintal ou até mesmo em um espaço de coworking bacana.

Além disso, você só fará os trabalhos que realmente desejar e que valerem a pena. Nada de se sujeitar a problemas de desvalorização, por exemplo.

Alcance

Microempresa ou multinacional? Para qual você prefere trabalhar? Porque como freelance copywriter você pode executar serviços variados para qualquer tipo de negócio direto de sua casa.

As empresas sabem que podem aumentar suas vendas usando copywriting, e quem ganha com isso É VOCÊ!

Imagine que uma empresa lá de Londres gostaria de alguém que fizesse um bom texto em português. Você é extremamente qualificado, e poderá escrever em sua língua nativa, sem maiores dificuldades de tradução.

E o melhor: recebendo em EUROS!

Percebe como não há limites? Lidar com as alterações dos clientes é muito mais tranquilo dessa maneira, não?

Outro ponto importante nisso tudo é o seu portfólio.

Imagine o quão rico de informações e trabalhos ele não ficará se você estiver em contato com tantas empresas diferentes?

Com o quê um freelance copywriter pode trabalhar?

Ok, falamos sobre não ter limites. Porém, infelizmente, nada nessa vida é tão ilimitado, não é mesmo?

Mas, afinal, o que um profissional como esse pode fazer pelas empresas?

A gama de possibilidades é ENORME!

Um freelance copywriter pode:

Trabalhar com conceitos e textos publicitários

Trabalhos como estes podem culminar em ações premiadas no mundo todo. Muitos copywriters, às vezes, nem precisam escrever, somente gerar o conceito para o cliente com sua criatividade.

B2B ou B2C?

Os dois! Um copywriter pode tanto ajudar uma empresa a vender para outras quanto estudar um público-alvo e, assim, fazer uma campanha matadora para um novo produto.

Apostar no online

Fazer textos para sites e outros canais digitais, como blogs de empresas e estratégias de marketing de conteúdo em geral, seja com foco em SEO ou nas redes sociais.

Um bom profissional da área sabe segurar a atenção do público como ninguém, e isso com certeza pode ser explorado por diversas frentes de trabalho.

Focar na escrita técnica e/ou acadêmica

Muitas vezes alguns negócios específicos precisam de quem os apoie na produção de conteúdo, porém nem sempre os profissionais da escrita têm vontade de buscar saber mais para entregar um bom texto ou página sobre algum assunto tão pontual.

Você, como freelance copywriting, pode ser a PESSOA CERTA para estes casos!

Posso ser um freelance copywriter?

Pode! Qualquer um pode!

Ter uma ideia do negócio e de como escrever para copys é essencial, mas isso não é difícil para quem quer estudar, não é mesmo?

Ser um bom copywriter profissional é o primeiro passo para o sucesso, e para isso é preciso se atentar a alguns pontos:

Não é só a escrita que importa

Você trabalhará com marketing, promoção e outros aspectos do mercado que exigem mais do que habilidade com a escrita.

Minha dica é: ESTUDE.

Estude tudo o que puder. Conheça livros, veja vídeos, aproveite podcasts e vá em palestras. Absorva o máximo possível e entenda as novas tendências de mercado.

Tudo isso é crucial para que seu trabalho seja cada vez melhor.

Não estou dizendo que você precisa virar um empreendedor. A ideia não é essa!

Porém, saber um pouco mais sobre o que permeia o setor da criação para publicidade, mercado e vendas é muito importante.

Invista em você

Seus ganhos como freelance copywriting podem ser enormes, mas uma parte deles deve ser voltada para melhorar ainda mais as suas capacidades pessoais e profissionais.

Do lado pessoal, é necessário lidar com feedbacks negativos, possíveis frustrações e até mesmo gastos com um computador novo, por exemplo, para que o trabalho torne-se mais rápido e menos cansativo.

No que toca o profissional, o ideal é investir em cursos. A SBCopy pode ajudá-lo com isso! Confira nossos cursos e melhore ainda mais as suas habilidades em copywriting com quem entende do assunto!

Para mais dicas como essas, acompanhe o blog da SBCopy!

Comentários