A pergunta de um milhão de dólares: como escrever bem?

Muitos já me perguntaram isso, inclusive copywriters que buscavam melhorar a eficiência de seus textos persuasivos.

A minha resposta? Impossível dizer ao certo o caminho para chegar ao que é considerado “escrever bem”.

Tanto a escrita quanto a leitura são muito relativas, e por isso é complicado de dizer que alguém escreve bem, pois embora possa ser essa a verdade para mim, para o colega do lado pode ser o contrário.

No entanto, as técnicas de copywriting podem ajudar quem deseja melhorar sua escrita, e é sobre isso que falarei neste artigo!

Como escrever bem com dicas de copywriting

A habilidade básica do copywriting é a escrita, ou seja, todas as técnicas são voltadas para fazê-la de maneira melhor e mais eficiente, certo?

Portanto, todos os escritores — independente de terem foco em copys —, que querem saber como escrever bem podem se valer dos ensinamentos e aplicá-los aos seus projetos!

Pensando nisso, selecionei alguns aspectos que uma boa escrita, de modo geral, deve ter, assim você poderá ver se está pelo menos dando passos na direção correta. Veja:

Cuidado com a gramática é essencial

Um dos pontos mais importantes para ter uma escrita considerada boa é a credibilidade do que você escreve. Sem ela, parecerá que lhe falta estudo e experiência, que são dois fatores essenciais para a escrita.

Não estou dizendo para você se tornar uma autoridade instantânea, mas como você ganhará credibilidade se demonstrar não ter domínio de seu próprio idioma, não é mesmo?

É crucial que você saiba aplicar de maneira correta o máximo possível da gramática e não cometa erros básicos!

Organize suas ideias na hora de escrever

Um texto com ideias mal organizadas deixa de ser coeso, e é possível que somente você, como escritor, entenda o que quis dizer ali.

Organize seus pensamentos de maneira clara e pense no que deseja elencar. Deverá fazer total sentido e também ter uma sequência que prenda o leitor!

Se necessário, divida o processo criativo com outras pessoas e OUÇA OPINIÕES. Você escreve para que os OUTROS leiam, e são eles que precisam ter toda a compreensão da ideia que foi colocada.

Leia e escreva mais

A prática leva à perfeição, correto? Para escrever bem, então, você deve escrever mais e mais! Com o tempo perceberá seus erros recorrentes e não os cometerá mais, bem como passará a aplicar melhor e mais frequentemente seus acertos em outras oportunidades.

Ler é a essência. Pegar livros e lê-los, se possível focando a maneira que foram escritos, fará com que você crie repertório para seus próximos textos.

Você também, inconscientemente, passará a utilizar o que foi aprendido com base em outros escritores em seus trabalhos, deixando-os mais completos e únicos.

Encontre seu estilo

Não existe algo absoluto como escrever bem, portanto, desenvolva sua maneira de colocar as ideias no papel e faça de suas criações seu cartão de visita!

Gostou dessas dicas? Tem muito mais aqui no blog da SBCopy!

Comentários