“Rafael, como ser copywriter?”. Se essa não é a pergunta que mais escuto, com certeza ela está no top 5.

E é por isso que resolvi falar com você hoje sobre como adentrar na profissão e se tornar um bom copywriter. Tenho certeza que, se você está interessado em se tornar copywriter profissional, vai encontrar neste artigo alguns dos passos essenciais para começar bem sua carreira na área.

Continue me acompanhando durante esse texto e assista também meu vídeo abaixo, onde conto de forma mais detalhada minha experiência com o copywriting.


CLIQUE e Inscreva-se no canal:

 

Primeiro passo: Você precisa desenvolver sua habilidade de vendas

O copywriter é, antes de tudo, um vendedor. Não existe um bom copywriter que não entenda como funciona a psicologia de uma compra.

Mas, certo. O que seria um bom vendedor? O bom vendedor é aquela pessoa que, mais do que informações sobre o produto, ela também entende o que o cliente está pensando.

Ela sabe o percurso que o cliente precisa fazer para fechar a compra, e ela guia essa pessoa por esse caminho. Essa é a psicologia por trás da compra, e você precisa dominá-la se quiser vender.

Em outras palavras, o seu papel como copywriter é convencer o possível cliente de que o produto vale muito mais do que o dinheiro dela. Ela tem que estar convencida de que há um ganho muito maior naquela compra.

Faça treinamentos

Esse não é um tipo de conhecimento que você adquire sem estudo e muito preparo. Ainda que a experiência prática seja importante, a teoria é o que te dará a base.

Eu diria que procurar bons materiais de estudo é um dos passos determinantes de como ser copywriter profissional. É o que te diferencia de outros profissionais, que não conseguirão ascender na profissão.

Ver vídeos no YouTube sobre o assunto, mesmo esses que eu publico para você, já é um começo. Procure referências, tenha mentores e procure treinamentos específicos.

Não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas um dos bons treinamentos que você pode encontrar, é o meu. Já tenho muitos dos que foram alunos meus trabalhando na área e lucrando muito!

Assista e analise todo bom material de vendas que você ver pela frente

Entender o cliente é, sim, o primeiro passo, mas está longe de ser o único. Sem um conhecimento prático, toda a teoria que você assimilou sobre a psicologia da compra se torna ineficiente.

Por isso, uma das grandes dicas que eu dou para você é que comece a prestar mais atenção nos comerciais e cartas de venda de outros produtos, outros copywriters.

Antes mesmo de começar a escrever uma, busque referência, faça uma análise do material e procure entender o que há por trás daquele roteiro.

Isso é determinante para que você comece a produzir cartas de venda de cada vez mais qualidade.

Tenha um case

Agora, uma das partes grandes questões sobre como ser copywriter profissional: como conseguir seu primeiro cliente?

Em outros vídeos,  eu já contei sobre minha experiência com meu primeiro cliente enquanto consultor e copywriter. De fato, não é tão simples entrar no mercado e você precisa de um pouco mais de cuidado nesse momento.

Uma coisa que sugiro, e que funcionou muito comigo, é você ter um case. Se você me acompanha há algum tempo, sabe que meu primeiro trabalho como copywriter foi para o CONAED, e eu fiz de graça mesmo, queria a experiência.

O resultado foi ótimo, o CONAED se tornou um sucesso e eu consegui muito mais clientes a partir desse case. Ter algo para contar facilita qualquer venda, acredite!
O que você achou dessas dicas de como ser copywriter? Acha que está pronto para começar sua jornada na profissão? Não deixe de acompanhar meu blog e canal no YouTube, estou sempre publicando dicas para você otimizar suas técnicas de vendas e melhorar sua copy!

Os 9 Gatilhos Persuasivos do Marketing

privacy Não enviamos SPAM

Comentários