Olá, pessoal! Para o artigo de hoje, eu separei 5 dicas fantásticas de copywriting que você pode aplicar na sua comunicação agora mesmo.
São ações simples, porém certeiras para que sua copy fique mais persuasiva e venda mais. Confira!
Dica 1: Coloque personalidade na sua comunicação
Não se prenda ao politicamente correto ou à uma linguagem extremamente impessoal!
Na hora de escrever, coloque personalidade na sua comunicação e fale de fato sobre aquilo que acredita. Assim você consegue criar uma conexão e aproximação maior com o público.
A personalização do texto é uma forma de mostrar qual é o seu posicionamento e também, que existe uma pessoa por trás daquele conteúdo, e não apenas uma empresa.
Como sempre digo: Pessoas fazem negócios com pessoas, não com empresas.
Dica 2: Simplifique a sua mensagem
Vá direto ao ponto, simples assim!
Escreva uma mensagem direta, clara e o mais sucinta possível.
E quer uma dica de como fazer isso?
Escreva tudo e reveja seu texto depois de pronto. O que você perceber que está confuso, basta reescrever ou até tirar do conteúdo, caso seja irrelevante.
Como diria Eugene Schwartz, um dos maiores especialistas em Copywriting do mundo, “Escreva para o cérebro de um chimpanzé. Simples e direto”.
Ou seja, qualquer pessoa deve conseguir ler e sacar o que você está falando, sem complicações.
Dica 3: Copywriting também é contar histórias
Mostre para as pessoas quem é você, como o seu produto nasceu e até o que aconteceu de errado na sua jornada. Se você conta histórias, consegue criar conexão com quem está recebendo a mensagem.
É mesma lógica das nossas relações pessoais. A gente cria mais confiança e afinidade com quem compartilhamos histórias em comum, não é mesmo?
Com a sua copy será a mesma coisa!
Dica 4: Tenha referências
Eu já falei aqui no blog sobre a importância de estudar e se atualizar constantemente para se tornar um copywriter profissional. Buscar referências do que outros estão fazendo dentro de um mesmo nicho é uma maneira de atender à essa necessidade.
Então olhe sempre para seus concorrentes e veja como eles se comunicam, quais são os argumentos que usam, as garantias que dão.
Veja também outros mercados. As melhores ideias vêm da combinação entre o que você faz e o que empresas em outros nichos fazem.
Fique atento, quando você passar por experiências em outras empresas que chamem a sua atenção, anote, e teste na sua copy.
Use sempre essas informações para se inspirar e como referência, mas nunca copie, ok?
Dica 5: Use e abuse das emoções
Você já percebeu que a palavra-chave aqui é conexão, não é? E nada conecta mais as pessoas do que as emoções. Por isso, use e abuse delas.
Cuide da sua comunicação para não soar superficial. Mas, na prática, é melhor você errar parecendo exagerado, do que não usar as emoções e ficar distante do seu público.
Dica Extra: Coloque dados
A combinação perfeita de uma copy é unir emoção com dados. Essa união consegue tornar palpável e realista aquilo que está mostrando. Consequentemente, gera credibilidade!
Prove seus argumentos. Mostre que o que você está dizendo é verdade.
Seja como um advogado, que prova cada passo da sua argumentação. Se fizer isso bem feito, você conquista qualquer um!
Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário aqui no blog e me conte se já conseguiu colocar essas estratégias em prática!