4 Dicas Para Quem Deseja Ter uma Escrita Criativa

A primeira vista pode não parecer, mas a escrita criativa e o copywriting tem muitas características em comum, sabia?

Em poucas palavras, a escrita criativa é uma maneira de elaborar textos considerados “fora da caixinha”, entende? Textos atrativos que consigam prender a atenção do seu leitor do início até o final.

Já percebeu a semelhança, não é mesmo? Bons artigos também devem ser interessantes e precisam, principalmente, prender o público.

Portanto, se você é um copywriter profissional, pode se valer bastante de algumas técnicas de escrita criativa!

Separei algumas interessantes para te ajudar:

1. A escrita criativa se vale de elementos da criatividade

É claro que isso é óbvio, mas será que você sabe quais são esses tais elementos de criatividade?

Bom, você se lembra das figuras de linguagem que aprendeu nas aulas de gramática da escola? Essas são ótimas ferramentas!

Metáforas, analogias, sinestesias, paradoxos e até mesmo ironias e personificações. Essa é uma maneira leve de escrever de forma interessante e criativa.

2. Crie histórias

Se você for capaz de criar histórias que façam o seu leitor identificar-se com o que está oferecendo, isso já é uma grande vitória!

Utilizar técnicas de storytelling, que é uma forma de contar histórias de maneira relevante e impactante também é uma ótima pedida.

Lembre-se de que você precisa passar alguma informação naquele texto, portanto é preciso criar uma história que converse com o que você tem a oferecer da maneira menos óbvia possível.

3. Tenha referências

Contar com uma bagagem cheia de referências é importante tanto para produzir bons textos e ser um bom copywriter, quanto para a escrita criativa.

Afinal, como você escreverá boas histórias e se valerá de figuras de linguagem interessantes sem referências anteriores?

O background é o segredo, portanto leia muitos livros, blogs, notícias, assista ao jornal, veja filmes, séries e comerciais que tratem dos mais diversos assuntos! A inspiração virá de maneira muito mais fluida.

4. Escreva muito

Não espere que sua primeira experiência buscando uma escrita criativa seja impecável.

A excelência vem com o tempo e com a prática, portanto escreva muito. Se possível, todos os dias!

Dessa forma você compreende e desenvolve seu próprio estilo, melhorando cada dia mais.

Gostou de saber um pouco mais sobre a escrita criativa? Tem muito mais conteúdo interessante de onde este veio!

O blog da SBCopy conta com novos artigos todas as semanas, assim você pode ficar por dentro das melhores dicas do mercado atualizando-se periodicamente. Acompanhe!

Comentários