Se você gosta de eventos grandes como eu, provavelmente acompanhou tudo sobre a Copa do Mundo da Rússia, não é mesmo?

O melhor é que acontecimentos como este são ótimos para aprender e ter muitas ideias para o futuro. Você soube aproveitar a copa nesse sentido? Não?

Eu consegui absorver algumas influências do copywriting ao longo dos dias de jogos e quero compartilhar com você! Confira neste artigo.

1. Grandes eventos são ótimos para trabalhar com copywriting

Imagino que essa dica pode parecer meio óbvia, mas você já parou para pensar no quanto isso é impressionante?

Eventos em escala mundial são realmente fantásticos para servirem de inspiração para peças de comunicação persuasiva e a Copa do Mundo é melhor ainda!

Sabe por que?

Fazer um texto de copywriting sobre Cannes, por exemplo, é interessante e traria muita visibilidade, mas pense comigo: a Copa une todos os países do mundo e acontece em torno de um esporte que é pura paixão!

Portanto, tudo o que você crie que envolva o evento, o sentimento de união e, claro, o futebol, tem ENORMES chances de fazer sucesso.

Bom também é que, apesar de não termos uma vitória brasileira para dividir, muito se falou sobre aspectos específicos dessa copa (os populares memes são um exemplo), que você pode usar como inspiração para um ótimo storytelling.

2. Aproveite o foco de atenção

A Copa do Mundo atrai todos os olhares possíveis, certo? E você vê alguma maneira MELHOR de vender? Todo o seu público-alvo deve, provavelmente, parar para ver pelo menos UM jogo.

Por isso um bom texto no intervalo é a melhor maneira de convencer as pessoas a comprar um produto, e tivemos muitas marcas que apostaram nisso! Lembra das propagandas e das músicas? Talvez você até tenha algumas na cabeça agora mesmo.

As ótimas campanhas que vimos durante esta copa mostram que o resultado é incomparável e que o evento realmente merece a atenção dos copywriters.

3. A Copa do Mundo EXPLODIU as redes sociais

A influência da copa da Rússia nas redes sociais era esperada, sim. Porém, foi tudo MUITO maior do que poderíamos imaginar.

O portal inglês Engadget postou um texto com um título que deixa tudo isso claro: “As redes sociais fizeram a Copa do Mundo ser divertida novamente”.

Quem não compartilhou um meme da copa, não é mesmo?

Eu penso da mesma maneira e acho que exatamente por isso a Copa é um terreno tão vasto para bons textos vendedores.

Faça algo divertido, pesque uma piada feita em um jogo (seja o Neymar rolando ou um jogador belga chutando a bola na trave e acertando a cabeça) e faça disso uma ideia genial!

As redes sociais nos deixaram muito mais próximos da copa, e você, digital copywriter, só tem a ganhar com isso!

Gostou das dicas? Aproveite e leia mais artigos como este aqui, no blog da SBCopy!

Comentários