Para o ramo do seu negócio é mais importante conseguir novos clientes ou manter os antigos? Embora um esteja totalmente ligado ao outro, se a sua resposta for a segunda opção, você precisa saber o que é marketing de relacionamento.

Eu quero te ajudar com isso, então separei algumas dicas sobre essa questão que podem mudar como você vê seu negócio!

O que é marketing de relacionamento, afinal?

Entender o que é marketing de relacionamento não é difícil. Na verdade, você precisa dele naturalmente e sempre procura utilizá-lo. Só não sabe disso ainda!

Como eu disse acima, manter seus clientes em contato com sua empresa é tão importante quanto conseguir novos, até porque o marketing boca a boca ainda é uma ótima divulgação. Se você fizer seus clientes felizes, eles não têm razão nenhuma para não recomendá-lo!

Porém, trazer seus clientes para perto e fidelizá-los nem sempre é tarefa fácil, certo?

É nesse momento que você precisa colocar em prática as estratégias do marketing de relacionamento, que nada mais são do que ações que têm como objetivo criar e manter uma relação positiva com os clientes.

É aquele pensamento da troca: você oferece benefícios em troca de fidelidade. Parece justo, não?

Como aplicar o marketing de relacionamento à sua empresa

“Mas, Rafael, não sei nem por onde começar!”

Como qualquer ação de marketing, o primeiro passo é conhecer o seu cliente ideal. Se você não souber o que ele espera ou deseja de você, dificilmente conseguirá convencê-lo a estar ao seu lado!
Depois você deve ver qual das técnicas melhor se adapta ao seu objetivo. Algumas das mais comuns são:

  • programas de fidelidade (cartões, pontos, aplicativos…);
  • e-mail marketing (feliz aniversário, promoções especiais, pesquisas pós-venda, novos produtos destinados àquele tipo específico de cliente);
  • respostas em redes sociais (contato direto).

Você também pode somar todas e trabalhar um verdadeiro círculo em volta do cliente!

Porém, tome cuidado para não SATURÁ-LO! Informação demais pode irritar, e o efeito de suas campanhas será o inverso.

Aposte em técnicas de persuasão

Bem como na hora da venda, as técnicas de persuasão são muito boas para manter o cliente próximo. Quanto mais você trabalhar para mostrar para seu cliente que o melhor para ele é ficar ao seu lado, mais sucesso suas estratégias terão.

Para isso, o trabalho de um copywriter profissional pode ser a peça chave para o sucesso do marketing de relacionamento! Com bons textos persuasivos, você conquistará a todos em pouco tempo.

Entendeu o que é marketing de relacionamento? Aproveite e veja as minhas 5 dicas secretas de como convencer uma pessoa!

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