Uma boa piada pode ser mais do que apenas uma fonte de diversão para você: também pode de te dar uma boa sacada para sua estratégia de comunicação. Você conhece as famosas piadas de casal? Hoje eu vou te explicar o que você pode aprender com elas.

Pode soar meio estranho falar isso agora, mas tem um segredo que faz de uma piada, uma boa piada, que é partilhado com o marketing.

Uma boa estratégia de comunicação é baseada, por assim dizer, no mesmo princípio daquela piada de casal que você já escutou dezenas de vezes e continua rindo em todas elas.

Quer entender do que estou falando? Confira meu vídeo e continue lendo esse artigo, que eu vou te ensinar um dos grandes segredos para uma estratégia de comunicação eficaz.

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O que as piadas de casais podem ensinar para os empreendedores?

Será que você já parou para pensar no que faz uma piada gerar o riso? Qual é esse gatilho, que torna uma piada tão eficiente ao ponto de atingir tantas pessoas ao mesmo tempo, esboçando a reação da risada?

A resposta é mais simples do que você imagina: uma boa piada gera identificação. Ela é tão eficiente porque, mais do que qualquer outra coisa, consegue gerar identificação com boa parte da platéia.

Caso você tenha o costume de dar palestras, ou mesmo falar por algum tempo diante uma platéia, já deve ter percebido que algumas vezes o que você fala provoca o riso em uma parte das pessoas.

Aqui, o efeito é o mesmo de uma boa piada, ainda que você não tenha falado algo com o objetivo de ser muito engraçado. Basicamente, aquilo que você disse lembrou as pessoas da sua platéia algo que aconteceu com ela, ou então até mesmo as surpreendeu, porque elas esperavam que você dissesse outra coisa.

Mas, afinal, o que isso tudo tem a ver com sua estratégia de comunicação?

Seus clientes procuram por coisas em que eles se identifiquem

A primeira e grande lição que podemos tirar das piadas, é que o público, inclusive os seus clientes, estão muito mais interessados em escutar aquilo que gere identificação neles.

Eles não querem ouvir falar simplesmente da história de sua empresa, e você precisa ter isso em mente ao estipular qualquer estratégia de comunicação. Seus clientes querem ouvir coisas relacionadas a eles.

Não adianta tentar tirar o riso de uma platéia infantil, por exemplo, falando sobre vida de casado. As crianças ali até podem dar risada de uma coisa ou outra, mas você sabe que não há uma identificação direta do público com o que você diz.

Da mesma forma, a estratégia de comunicação, e consequente eficiência dela, é influenciada pelo tipo de público que você tem. O que nos leva ao segundo ponto mais importante que os empreendedores podem aprender com uma boa piada.

A palavra-chave da sua estratégia de comunicação deve ser “Você”

O marketing, assim como uma boa piada, não diz respeito ao que sua empresa é ou quer falar. Diz respeito ao seu cliente, ao público.

O que eu quero dizer com isso? Ao invés de trabalhar com uma estratégia de comunicação focada no “EU”, você deve focar todos os seus esforços no “Você”.

O Você é a pessoa que você quer atingir com seu marketing, e é também a pessoa que você mais deve se preocupar na hora de produzir uma peça de comunicação, qualquer que seja.
Percebeu como o marketing e uma boa piada têm muito mais a ver do que você imaginava? Comece a aplicar essa dica em sua estratégia de comunicação, e será muito mais fácil alcançar seu público.

CTA Copy Express - O que os empreendedores podem aprender com uma boa piada

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