Você sabe o que faz um redator publicitário?

É muito diferente de um copywriter? Quais são as semelhanças? O copywriter é um redator publicitário?

Essas são perguntas que me fazem com muita frequência, e hoje estou aqui para respondê-las. Sei que você quer saber, então acompanhe este artigo que preparei!

O que faz um redator publicitário?

Já falei aqui no blog sobre o quão importante é ter um bom texto na hora de vender um produto, certo? É pra isso que o redator publicitário trabalha.

A principal função desses profissionais é entregar tanto ao cliente, quanto ao consumidor, uma solução. Ela poderá vir em formato de jingles, pequenos textos, grandes histórias, vídeos para o Youtube ou o que mais vier à mente na hora da criação.

Sabe quando você vê uma propaganda e acha incrível, ou ouve aquela música que não sai da sua cabeça e até se emociona às vezes? Com certeza existe um redator publicitário por trás!

Quais as qualidades que um redator publicitário deve ter?

Assim como todo redator, é importante que, primeiramente, ele goste de escrever. Se não gostar exatamente de escrever, precisa pelo menos curtir a ideia de passar seus pensamentos para algo concreto, da mente para o papel.

Muitos redatores que eu conheço, por exemplo, costumam rascunhar suas sacadas com desenhos. Só depois que passarão a ser textos.

Outro ponto importante é a criatividade.

O que faz um redator publicitário crescer são as suas criações, e elas devem sempre entregar algo novo! O ideal é mesclar a criatividade com o repertório, adquirido com as mais variadas leituras, exposições, filmes…

Intimidade com o mercado também ajuda, então é sempre bom estar antenado em marketing e publicidade.

Sou um copywriter. Também sou um redator publicitário?

Não, mas você pode ser se quiser!

A principal diferença entre esse profissional da publicidade e um copywriter é o processo criativo, sobre o qual falei acima.

Diferentemente do redator publicitário, o copywriter atua com marketing direto. Os resultados são focados e devem ser imediatos.

Não que a criatividade deva ser descartada, longe disso! Mas as técnicas utilizadas são outras.

Porém, se você é um copywriter profissional e deseja trabalhar como redator no ramo da publicidade, não é algo tão impossível e nem tão distante. Basta se especializar um pouco mais na arte publicitária!

Gostou de saber mais sobre o que faz um redator publicitário? Quer entrar nessa? Veja aqui o passo definitivo para ser criativo!

Comentários