Uma das principais preocupações de quem trabalha com redes sociais é saber como gerar engajamento de maneira eficiente.

A questão do engajamento é, na verdade, uma grande suposição. Afinal, é impossível entender exatamente o que pensam as pessoas, correto?

Porém, você sabia que existem indicadores que podem nos ajudar a entender, pelo menos um pouco, até as massas mais curiosas e diferentes de seguidores? E é aí que entram as técnicas de copywriting.

Confira este artigo e veja como utilizar suas copys para ajudar no engajamento nas redes!

Como gerar engajamento com copywriting

A primeira pergunta que surgirá aqui, provavelmente, será:

“Mas, Rafael, se não há uma conversão direta de engajamento para vendas, por que utilizar as técnicas de copywriting?”

O ponto de início deste entendimento vem do fato de que, embora engajar não signifique vender, hoje em dia o engajamento é algo extremamente importante para diversas empresas, e inseri-lo no plano de marketing é praticamente essencial.

E qual é a ideia primária do engajamento? Gosta e compartilha quem é CONVENCIDO a interagir. Convencimento está diretamente ligado à persuasão. Percebeu?

Os medidores de sentimento

Brian Haven, de uma consultoria chamada Forrester, definiu aquilo que seriam os chamados “medidores de sentimentos”. São eles:

Envolvimento

Como o próprio nome diz, se trata da métrica relacionada ao quanto os usuários se ENVOLVEM com o produto ou marca.

Pode ser mensurado por meio de número de visitas ao site, tempo gasto por página e outros indicadores comuns.

Interação

Esse é um bom ponto de partida para a utilização das técnicas de persuasão do copywriting. Imagine que você precisa atrair os seguidores com uma força suficiente para que eles não só sigam, mas também interajam.

Pura missão de um copywriter profissional, não? Um texto bem feito pode convencer totalmente alguém a comentar ou criar um conteúdo relacionado à marca, por exemplo. Nas próximas etapas, boas copys podem ser ótimas também!

Intimidade

A intimidade é o indicador que envolve o afeto. Qual é a opinião dos seguidores a respeito da marca ou produto? O que eles esperam?

Essa é a ideia que mais envolve os sentimentos de fato, pois é a linha entre o prazer em interagir com a empresa e o desejo de retorno por parte da mesma.

Não é extremamente preciso, realmente, pois depende muito da porcentagem de clientes que tem interesse em interagir ativamente. Porém, oferece um número que ajuda a compreender os sentimentos do consumidor diante das ações realizadas.

Influência

Esse é o momento crucial para uma copy. Neste ponto, é medida a probabilidade não apenas de compra ou conversão, mas também do quanto um cliente influenciará as pessoas próximas a fazerem o mesmo.

Ainda que seus círculos de convivência não representem o cliente ideal, se ele for totalmente convencido, passará isso adiante sem problemas, e, ao gerar o interesse, todos pesquisarão pela marca, principalmente se for um digital influencer impactante.

Se diante da pesquisa encontrarem um fluxo eficiente de convencimento, principalmente por meio de copys, é SUCESSO NA CERTA!

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