Se você é publicitário ou já trabalhou em algum momento no ramo, sabe que as situações rendem boas histórias para contar no happy hour, não é mesmo? Porém, o melhor é que com cada história dessas a gente aprende um pouco.

Este, inclusive, é um dos motivos pelos quais essa profissão é tão especial.

Não demorou para alguém perceber que este mundo faria sucesso na ficção, e hoje existem diversas séries sobre publicidade! Você já assistiu alguma?

Eu gosto muito delas, e sempre que acaba o episódio eu percebo que ganhei algo a mais para aplicar ao meu trabalho ou ao dia a dia em minha empresa.

Neste artigo, separei algumas que assisti na Netflix e quero compartilhar com você. Veja!

1. Mad Men — uma das séries sobre publicidade mais conhecidas do mundo

Você tem alguma ideia de como funcionava a publicidade nos anos 1960? Não? Então assista Mad Men!

Agora, se você tiver noção de como era… Assista Mad Men!

Super premiada, a série conta a história de Donald Draper — diretor de criação da maior agência de publicidade americana da época, a Sterling Cooper — e de como ele lida com as questões da vida e de seu trabalho.

Ela foi premiada até mesmo por seu comprometimento histórico, de tão preciso e correto que é o retrato da vida e da sociedade de consumo da época.

Gosto tanto dessa série que eu inclusive já falei sobre os ensinamentos de Mad Men para o mercado aqui no blog.

É fantástico entender como funciona a mente dos publicitários naquela época, e mais legal ainda ver como tudo era feito sem o auxílio dos computadores.

Vale muito a pena ver Mad Men, mesmo!

São sete temporadas para você aproveitar, então melhor começar agora, hein?

2. The Crazy Ones

Entre as séries sobre publicidade, essa comédia, que marcou o último trabalho do memorável Robin Williams na TV, mostra o lado mais engraçado da carreira.

Na história Robin interpreta Simon Roberts, o dono da agência Roberts & Roberts, e divide o comando do negócio com sua filha, Sydney (Sarah Michelle Gellar). A agência de Simon atende os maiores clientes do país, o que já dá um bom roteiro, certo?

Mas o melhor é que pai e filha são completamente opostos, e é aí que tudo acontece.

Simon é brincalhão e imaturo, enquanto sua filha é uma profissional dedicada e quer que a agência cresça acima de tudo.

A união entre as confusões familiares, os funcionários excêntricos da agência e a atmosfera da publicidade é uma fórmula perfeita para garantir a diversão de qualquer um que simpatize com o ramo.

Eu aposto que, assim como eu, você vai se identificar com várias das situações propostas pelos episódios.

Infelizmente a série foi cancelada e não emplacou uma segunda temporada, mas a primeira merece sua atenção!

3. The Office

Imagine, atualmente, com e-mail e Whatsapp, como é a rotina de uma FÁBRICA DE PAPEL.

Pois é. Este é o cenário para a série britânica The Office, que de tão amada já ganhou versões em outros quatro países.

Contados como documentários fictícios sobre a rotina dos trabalhadores da fábrica, os episódios são repletos de piadas feitas em cima da vida difícil do trabalho em escritório.

Todos os tipos mais conhecidos estão lá: o gerente arrogante, a recepcionista simpática, o assistente egocêntrico do gerente e muitos outros.

Um ponto interessante de The Office é que, entre tantas confusões, é possível aprender muito sobre como lidar com a equipe de trabalho e com toda a questão da hierarquia em uma empresa.

São nove temporadas, então corre lá para assistir!

4. Black Mirror

Você já assistiu Black Mirror?

Pode parecer que ela não deveria estar entre as séries sobre publicidade, mas na verdade ela é ótima para quem trabalha com isso.

Black Mirror conta, em episódios independentes, como é a nossa relação com a tecnologia e como isso pode levar a situações praticamente apocalípticas.

O nome da série (black mirror significa espelho negro) vem da sensação de olhar para um celular desligado, cuja tela pode parecer realmente um espelho escuro.

As histórias contadas podem entregar diversos insights para quem precisa vender e até mesmo desenvolver produtos e tendências de mercado para o público de hoje.

Quer saber quais seriam as consequências de uma tecnologia muito avançada no futuro? Seria um celular pior que a realidade virtual?

É isso que Black Mirror tenta contar, e você precisa ver!

5. Abstract: the art of design

Olhe para um produto que você acha incrível.

Como será que alguém teve essa ideia fantástica? Seria maravilhoso saber, não?

Abstract é uma das séries sobre publicidade originais da Netflix lançada em 2017, e é dividida em oito pequenos documentários.

Cada um deles aborda a trajetória de vida e trabalho de algum profissional da área do design que se destaca por um projeto especial. Entre eles está Tinker Hatfield, que é um dos principais designers de tênis da Nike.

Além de falar sobre a rotina de trabalho, o que pode dar dicas valiosas para quem quer ser criativo, a série ainda tem boas sugestões de como ter boas ideias e entregá-las em produtos. Os ensinamentos focam até mesmo em técnicas de neuromarketing!

Gostou da lista? Antes de ir lá assistir todas essas séries, já que você está pensando em histórias, que tal saber mais sobre o que é storytelling? Garanto que você vai gostar!

Comentários